OPINIÃO
- * Por Marta Almeida Gil
É uma grande honra para o projeto “Resgate Inclusivo: `Pessoas com Deficiência e Eventos Climáticos Extremos” constar da publicação “Caminhos para um olhar inclusivo sobre adaptação climática”.
Em nome do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas e da equipe técnica responsável por sua elaboração, dou os parabéns ao Observatório do Clima/ Grupo de Trabalho de Gênero e Justiça Climática por esta obra, da maior relevância.
O projeto Resgate Inclusivo está no item 2.3 – “Pessoas com Deficiência, a invisibilidade na tragédia climática”, de autoria de Cilene Marcondes e Andréa de Lima, por quem tive a honra de ser entrevistada.
A palavra “invisibilidade’ foi empregada com grande – e infelizmente – triste propriedade, pois resume a vulnerabilização de aproximadamente 15 milhões de brasileiros com condições de deficiência física, intelectual, visual, auditiva, psicossocial, neurodivergências ou mobilidade reduzida frente a eventos climáticos extremos.
A Organização Panamericana de Saúde (OPAS) afirma: Pessoas com Deficiência têm de 2 a 4 vezes mais chances de morrer em desastres e emergências do que pessoas sem essa condição – daí a importância de produzir e divulgar informações: não para aterrorizar, mas para garantir direitos em emergências.
Eventos climáticos extremos escancaram desigualdades.
E garantir direitos em emergências significa, antes de tudo, ter acesso a informações: esse é um direito e direitos não podem ser suspensos durante desastres. Ao contrário, precisam ser reforçados.
A Constituição Federal brasileira garante os direitos das Pessoas com Deficiência, inclusive em situações de emergência climática. Porém faltam políticas públicas – é nesse ponto que reside a relevância da menção ao projeto “Resgate Inclusivo” e a minha alegria por ser entrevistada.
Acesse a publicação: https://generoeclima.oc.eco.br/wp-content/uploads/2025/12/Caminhos-para-um-olhar-inclusivo-sobre-adaptacao-climatica_v1.pdf
(*) Marta Almeida Gil é Socióloga, Fundadora e Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas; Fellow da Ashoka Empreendedores Sociais; consultora; palestrante em eventos nacionais e internacionais, livros e artigos publicados; conteudista de vídeos e cursos de educação à distância (EAD).





