Após decisão judicial, Passe Livre tem validade prorrogada pela ANTT até dezembro de 2026

Após decisão judicial, Passe Livre tem validade prorrogada pela ANTT até dezembro de 2026

ANTT prorroga validade das credenciais do Passe Livre e garante direito de viajar até 2026. Medida evita interrupções no benefício, traz segurança às pessoas com deficiência e orienta empresas de transporte a manterem o atendimento normalmente em todo o país.

A ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres prorrogou até 31 de dezembro de 2026 a validade das credenciais do Passe Livre Interestadual que venceriam em 31 de dezembro de 2025.

De acordo com o órgão, “a medida assegura a continuidade do benefício às pessoas com deficiência comprovadamente carentes, evitando interrupções no direito à mobilidade e proporcionando maior segurança aos usuários em todo o território nacional. A prorrogação decorre de decisão judicial proferida no âmbito da Ação Civil Pública nº 1023585-80.2025.4.01.3700 e observa orientações do Ministério dos Transportes. Essa é uma medida excepcional e transitória, adotada enquanto avança a implantação do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência, sob responsabilidade do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)”.

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) contra a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a União devido a mudanças nas regras do programa Passe Livre Interestadual. A ação questiona as novas exigências, alegando que dificultam o acesso de pessoas com deficiência ao benefício. A ACP foi movida porque o MPF considerou que as alterações nas normas do programa, como a exigência de inscrição no site Gov.br e registro no Cadastro da Pessoa com Deficiência, impunham restrições indevidas e dificultavam o acesso ao direito, que é garantido por lei federal (Lei nº 8.899/94).

Com a decisão, as pessoas com credenciais válidas até o final de 2025 poderão utilizá-las normalmente até o término de 2026, sem necessidade de renovação imediata. As empresas de transporte rodoviário interestadual devem aceitar as credenciais prorrogadas, assegurando o cumprimento do direito previsto na Lei nº 8.899/1994.

Permanece válida, também de forma transitória, a funcionalidade atualmente disponível no portal https://passelivre.antt.gov.br, que permite aos médicos atestarem a condição de deficiência mediante acesso com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

https://passelivre.antt.gov.br

Essa funcionalidade continuará sendo reconhecida até 31 de dezembro de 2026 para fins de emissão e validação das credenciais, contribuindo para a redução de insegurança jurídica, dúvidas e deslocamentos desnecessários dos beneficiários. A ANTT seguirá acompanhando a conclusão do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência e as providências normativas correlatas, comprometendo-se a divulgar tempestivamente quaisquer atualizações de forma clara e transparente.

Mais do que uma prorrogação administrativa, a medida reafirma o compromisso institucional da ANTT com a garantia do direito à mobilidade, assegurando que políticas públicas essenciais permaneçam acessíveis, contínuas e alinhadas à realidade das pessoas que delas dependem diariamente.

Fonte: https://www.mpf.mp.br/se/sala-de-imprensa/noticias-se/mpf-aciona-justica-contra-novas-regras-que-restringem-passe-livre-para-pessoas-com-deficiencia

Fonte: Coordenação-Geral de Comunicação – ANTT

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore