Dia Internacional da Linguagem de Sinais

Em 23 de setembro é comemorado o Dia Internacional da Linguagem de Sinais, declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Esse dia é um marco para a representatividade e a inclusão da comunidade surda e muda.

A data foi comemorada pela primeira vez em 2018, é uma homenagem ao dia em que a Federação Mundial dos Surdos foi criada em 1951.

No Brasil, desde 2022, 24 de abril é reconhecido como o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais.

A Libras se tornou uma ferramenta essencial para a inclusão de pessoas surdas e mudas. Projetos de Lei seguem nas comissões do Senado Federal para serem aprovados, como por exemplo o acompanhamento de um intérprete de libras em plenários e sessões de julgamento para o acusado com deficiência; intérpretes de libras disponíveis para atendimentos em hospitais públicos ou privados; intérpretes de libras para atendimentos em repartições públicas, instituições financeiras e concessionárias de serviços públicos; e a inclusão de libras na grade curricular da educação básica.

O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, relator do projeto que deseja incluir a libras na educação afirma que a linguagem de sinais precisa ser popularizada e ensinada para incluir de forma mais eficiente as pessoas com deficiência na sociedade.

As pessoas surdas ou com deficiência auditiva significativa, como menciona o autor, mas também as pessoas com deficiências de comunicação, como mutismo e mudez, têm nas libras uma ferramenta importantíssima para participar da sociedade, mas dependem da difusão desse conhecimento para que a sua comunicação seja eficaz.

A inserção da Libras no cotidiano dos brasileiros é mais uma tentativa de popularizar a linguagem e incluir a comunidade surda e muda que precisa desse recurso para se comunicar de forma eficaz; e colocar o Brasil em consonância com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que defende uma sociedade sem discriminação e com ampla inclusão de todos. 

SIPAD – Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade

Para celebrar a data em que se comemora a LIBRAS e as outras línguas de sinais usadas ao redor do globo, a SIPAD resolveu re-divulgar um artigo sobre os topônimos da LIBRAS, produzido pelo bolsista egresso do PIBIS Ítalo Rullian Webster Urbanski, em co-autoria com Daiane Ferreira (Mestre em Tradução pela UFSC) e André Nogueira Xavier (Doutor em Linguística pela Unicamp e docente no curso de Letras Libras da UFPR).

O artigo, intitulado “Contribuições aos estudos toponímicos da Libras através da análise de sinais que designam cidades brasileiras”, apresenta o resultado da análise de 888 topônimos (palavras que indicam lugares) da Libras, que designam cidades brasileiras em 14 estados, e, também, regiões administrativas do DF.

A pesquisa de Urbanski, Ferreira e Xavier, através da compilação de informações dos topônimos da Libras em banco de dados, demonstrou que a maior parte deles são empréstimos da Língua Portuguesa, e dentre esses empréstimos, a “combinação de letras do alfabeto manual de Libras que remetem às letras iniciais do topônimo escrito em português com outros parâmetros fonológicos da Libras” se configurou como o tipo de empréstimo mais frequente.

Confira na íntegra o artigo, publicado na Revista de Ciências do Léxico “GTLex”, clicando aqui – https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/57728

O trabalho também foi traduzido para Libras, como você pode conferir no vídeo abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore