Parceria Dorina Nowill e Google beneficiará mais 800 pessoas com deficiência visual com acessibilidade tecnológica

Hoje, devido aos grandes avanços tecnológicos, o celular tornou-se praticamente um item obrigatório para estar conectado e informado sobre o mundo. Segundo uma pesquisa da FGV, no Brasil temos mais smartphones do que pessoas, totalizando 242 milhões de aparelhos para pouco mais de 214 milhões de habitantes, de acordo com o IBGE.


No entanto, para quem possui deficiência visual, nem todos os celulares são fáceis para uso, pois não possuem adaptações necessárias. Apenas no Brasil, são — pelo menos — 6,5 milhões de pessoas cegas e com baixa visão. Por isso, o projeto Hardware for Good Brasil chega a uma nova fase com mais 800 entregas de smartphones. Os aparelhos, da Motorola e com plano de acesso à internet, possuem ferramentas que facilitam o uso para quem precisa da acessibilidade tecnológica.


A Fundação Dorina Nowill para Cegos foi responsável pela identificação de instituições que atendem pessoas com deficiência visual e selecionou quatro organizações de diferentes estados.


Além disso, fará a capacitação e acompanhamento das pessoas beneficiadas, dando o suporte necessário durante um ano. Após esse período, o aparelho permanece com o beneficiado. Para auxiliar com a configuração e personalização dos smartphones, será disponibilizado um e-book explicativo.


O lançamento dessa segunda etapa da parceria foi feito em Teresina (PI) e contou com a presença do Superintendente Executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Alexandre Munck, a equipe que compõe o projeto, além de todos os beneficiados da região. As entregas estão previstas para este e o próximo mês.


“Hoje o smartphone é muito mais que um aparelho de comunicação, tornou-se algo essencial para estudos, lazer, trabalho e realização de tarefas do dia a dia. Um aparelho adaptável, que possua acessibilidade, ajuda a pessoa com deficiência ser inserida socialmente. Estaremos sempre atentos às oportunidades e parcerias que colaboram com a autonomia das pessoas cegas e com baixa visão”, menciona Alexandre Munck, Superintendente Executivo da Fundação Dorina.

Recursos de acessibilidade


Os smartphones com sistema operacional Android possuem funcionalidades como Transcrição Instantânea, no qual é possível visualizar legendas em tempo real enquanto a pessoa conversa, ou ainda transcrever vídeos, podcasts, mensagens de áudio ou até gravações próprias, sem precisar de conexão de internet. Além disso, também possuem Amplificador de Som, que permite a filtragem de ruídos de fundo e o ajuste à forma que você escuta, basta conectar os fones de ouvido.


Outra ferramenta é o TalkBack, solução que já vem integrada ao Android, transforma em texto tudo aquilo que é visual e permite que a abertura de aplicativos, edição de textos e navegação entre telas seja feita com o uso da fala. O Lookout é outra ferramenta pensada para aqueles que possuem baixa visão. Com ele, por meio da câmera do celular e com ajuda da inteligência artificial, é possível identificar o que está à volta. Basta enquadrar um objeto para descobrir o que ele é. Por exemplo, quais alimentos estão no seu prato.
 
A mobilidade também não foi esquecida. O Android está pronto para ser utilizado em conexão às ferramentas externas, como teclados ou computadores, pensando naqueles que não conseguem usar os celulares. Todas as soluções oferecidas e materiais preparados sobre o tema estão reunidos na página sobre acessibilidade do Android, disponível no link – https://www.android.com/accessibility/#hearing-help-everyone

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore