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  • sex. nov 22nd, 2024

Defensoria do RJ lança cartilha que orienta motoristas sobre direitos das pessoas com deficiência

Defensoria do RJ lança cartilha que orienta motoristas sobre direitos das pessoas com deficiência

“Inclusão, esse é o ponto!” é a cartilha em quadrinhos que a Defensoria Pública do Rio está lançando para orientar motoristas de ônibus sobre os direitos das pessoas com deficiência (visível ou não) e das pessoas idosas, com dicas de como tratá-las com respeito e cordialidade no embarque, durante a viagem e no desembarque. 

A história é conduzida pelo motorista Lucas em seu primeiro dia de trabalho na linha 129 Inclusão, uma referência ao número de ligação gratuita da Central de Relacionamento com o Cidadão da Defensoria do Rio. Antes mesmo de dar partida no ônibus, ele conhece Clarice, uma passageira com transtorno mental, deficiência não visível que lhe garante gratuidade e prioridade na fila e nos assentos. 

Ao longo do trajeto, Lucas tem contato com mais passageiras(os) cuja idade, condição física ou mental requerem cuidados especiais e, pouco a pouco, aprende a trabalhar considerando as singularidades de cada um.  As outras pessoas que embarcam na linha 129 também aprendem como é importante assegurar acessibilidade e autonomia a todos. 

— Essa cartilha foi construída com a participação de usuárias e usuários da Defensoria Pública, a partir de situações de violações de direitos que vivenciam de forma recorrente no seu cotidiano. Assim, surge com a proposta de ser um instrumento de sensibilização dos motoristas de ônibus, para que possam adotar uma conduta mais acessível — explica a defensora pública Gislaine Kepe, do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh). 

A publicação é fruto de um projeto em educação em direitos também chamado “Inclusão, esse é o ponto!”, criado em 2019 pelo Nudedh para conscientizar e despertar a empatia de motoristas de ônibus cujos trajetos atendem Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) especializadas em saúde mental.  A personagem Clarice, passageira do ônibus dirigido por Lucas na linha 129, é paciente do CAPS.
 
O projeto surgiu para combater as violações de direitos constatadas no transporte público e as dificuldades no trato com os condutores dos veículos, levadas ao conhecimento da Defensoria por amigos e familiares de pessoas atendidas nos CAPS. Em parceria com a Superintendência de Saúde Mental da Prefeitura do Rio de Janeiro, empresas do Consórcio Internorte e representantes da sociedade civil, a equipe do Nudedh então promoveu ações de esclarecimento em garagens de três viações. Cerca de 150 motoristas foram capacitados.  

O bom resultado da capacitação levou à ampliação do projeto, ao qual se somaram o Núcleo de Atendimento à Pessoa com Deficiência (Nuped) e o Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa (Neapi) da Defensoria.  A sensibilização consiste em fazer com que os motoristas vivenciem, por meio de técnicas do Teatro do Oprimido, as barreiras e as dificuldades pelas quais passam as pessoas com deficiência visível, as pessoas com deficiência invisível (como transtornos mentais, autismo ou baixa visão) e as pessoas idosas que utilizam transporte público.

— Uma das intenções da cartilha é destacar que nem todas as deficiências são aparentes. Isto é, não é porque a pessoa não aparenta ter uma deficiência que ela não tem direito à prioridade de embarque ou ao assento preferencial, por exemplo — aponta o defensor público Pedro González, coordenador do Nuped.  

A versão on-line da cartilha está disponível no site da Defensoria.  “Inclusão, esse é ponto!” foi elaborada pelo Nudedh, Nuped e Neapi; pela Superintendência de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde do Rio; e por membros da sociedade civil organizada.  O Centro de Estudos Jurídicos e a Fundação Escola Superior da Defensoria apoiam o projeto.  As ilustrações são da artista Milla Scramignon.

https://defensoria.rj.def.br/noticia/detalhes/20571-Cartilha-orienta-motoristas-de-onibus-sobre-pessoas-com-deficiencia

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