Em dezembro, serão inaugurados no Estado de São Paulo dois novos Centros de Apoio Técnico (CATs), em delegacias das cidades de Santos e Guarulhos para atendimento especializado de pessoas com deficiência. A gestão dos locais será realizada pelo Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, por meio de um Termo de Colaboração assinado junto à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência/SP – SEDPcD e a Secretaria do Estado da Segurança Pública.
O Centro de Apoio Técnico de Santos será inaugurado no dia 8 de dezembro e ficará localizado na 7a. Delegacia de Polícia da cidade (Rua Dr. Assis Corrêa, 50 – Gonzaga). Já o CAT de Guarulhos, que estará em funcionamento a partir do dia 16 de dezembro, fica na Delegacia Seccional de Polícia do município (Rua Itaverava, 48 – Vila Camargos).
“O Centro de Apoio Técnico é um serviço criado para amparar e proteger todas as pessoas com deficiência que sejam vítimas de violência ou violação de direitos. O atendimento pode ser feito tanto presencialmente quanto de forma remota. Com essas duas novas inaugurações, a população das regiões de Santos e Guarulhos terão acesso a esse atendimento especializado”, afirma Cleyton Borges, supervisor do Centro de Apoio Técnico e integrante da Área de Defesa e Garantia de Direitos do Instituto Jô Clemente (IJC).
Os dois novos CATs possuem uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistente social e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) que atua com recursos de tecnologias assistivas com o objetivo de coletar e monitorar os dados e as informações sobre as atividades realizadas no local, no intuito de divulgar e fomentar políticas públicas para o enfrentamento e prevenção da violência.
O público atendido é focado em pessoas que possuem algum tipo de deficiência, seja ela física, auditiva, visual, intelectual ou deficiências múltiplas que sofreram violação a seus direitos ou que se sintam ameaçadas por terceiros. Nesse caso, a vítima pode acessar o serviço de forma presencial ou remota, sem necessidade de agendamento prévio.
Desde 2018 a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência mantém o Centro de Apoio Técnico da 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência/SP, em São Paulo, com gestão do Instituto Jô Clemente (IJC). Já em 2021, foram inaugurados novos CATs em Campinas e Ribeirão Preto.
Serviço
7ª Delegacia de Polícia de Santos
O Centro de Apoio Técnico funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Local de funcionamento: Rua Dr. Assis Corrêa, 50 – Gonzaga, Santos – SP.
CEP: 11055-310
Telefone: (13) 3284-3086
Whatsapp: (11) 99918-8167 – acessível em libras
Delegacia Seccional de Polícia de Guarulhos
O Centro de Apoio Técnico funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Local de funcionamento: Rua Itaverava, 48 – Vila Camargos, Guarulhos – SP
CEP: 07111-040
Telefone: (11) 2408-7720
Whatsapp: (11) 99918-8167 – acessível em libras
Denúncias também podem ser feitas pelo telefone 181 (ligação gratuita) ou pelo Disque 100 (para violação de direitos humanos).