fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024

PcD pedem apoio da imprensa para desmentir ‘farsa’  sobre a isenção do IPVA 2022

Publicação do Diário PcD no Twitter, marcando outros órgãos de imprensa

Grupos de PcD de todas as regiões do estado estão se organizando no sentido de procurar órgãos de imprensa e informar a verdade sobre o atual cenário da isenção do IPVA. Governo afirma que segmento está com o pagamento suspenso. Sefaz manda pagar.

As pessoas com deficiência do estado de São Paulo convivem com cenas de filmes de terror desde  2020, quando o Governo do Estado resolveu criar novas regras para a concessão da isenção do IPVA. Alegando que existia um grande número de fraudes entre aqueles que contavam com o benefício, foi aprovado um projeto que retirava a isenção de pelo menos 95% das pessoas com deficiência.

Como o assunto foi judicializado e uma forte pressão foi feita na ALESP – principalmente pela Comissão 48, o Estado preferiu alterar novamente as regras. Em 2021 enviou um novo projeto, que até devolveria a isenção para boa parcela de PcD, mas mesmo assim afetaria os direitos de outros muitos. Quanto à fraude, acusada em 2020, até o fechamento desta matéria nenhum caso foi detectado e nem denunciado pelo estado.

O que de mais recente existe é a Lei Estadual 17.473 – sancionada em 16/12/2021. Mas para ter validade precisaria de regulamentação. Em 1º de fevereiro foi publicado o Decreto 66.470, que criou uma grande confusão, como por exemplo, envolver o IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo como um dos principais órgãos na trajetória para que as pessoas com deficiência realizassem um novo pedido de isenção – para o ano de 2022.

Tudo continua do mesmo jeito. Indefinição, indecisão, informações desencontradas e clima de angústia  no segmento PcD.

Até esta terça-feira, 15, não foi publicada a Portaria CAT, necessária para definir a regulamentação para a obtenção da isenção.

Enquanto isso, a SEFAZ – Secretaria da Fazenda continua ‘mandando’ as pessoas com deficiência pagar as primeiras parcelas do IPVA dos veículos – cujos vencimentos iniciaram em 10 de fevereiro. Por outro lado, Célia Leão – Secretária da Pessoa com Deficiência, em entrevista a Rádio Bandeirante, disse que o segmento não deveria pagar até que houvesse a regulamentação.

Pagar ou não pagar? 

Esta seria a grande dúvida. Mas acontece que o estado utilizou os grandes veículos de comunicação para comunicar – oficialmente  – que o pagamento do IPVA para as pessoas com deficiência estava suspenso até 31 de julho de 2022. Isso não é verdade. Mas a notícia foi amplamente veiculada. Nos quatro cantos do estado paulista, a população recebeu a informação que o pagamento do IPVA PcD está suspenso.

Indignados com essa ‘inverdade’, o segmento já se movimenta para uma manifestação no próximo sábado, 19, a partir das 10h. Haverá uma concentração na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, e depois os veículos devem percorrer várias ruas e avenidas da capital paulista, com um buzinaço.

Antes dessa manifestação nas ruas, o segmento quer levar a realidade de cada um para alguns órgãos de imprensa – que receberam apenas a versão do Estado sobre a isenção PcD do IPVA.

Para facilitar o acesso, o Diário PcD disponibiliza – COM EXCLUSIVIDADE, os principais contatos de veículos de comunicação, que, inclusive, noticiaram que o pagamento do IPVA 2022 para pessoas com deficiência estava suspenso.  

COMO FAZER

No Twitter, podem ser marcadas as contas abaixo. A mensagem precisa ser curta, pois existe um limite de caracteres de texto. O internauta também pode anexar uma foto na publicação. Não esqueçam de marcar com o # e @ publicado abaixo.

#BDSP – Rodrigo Bocardi           #SPTV                       #bocardi

@SBTonline                        @sbtnews                           @ratinhodosbt

@sbtjornalismo                 @recordtvoficial               @jornaldarecord

@cidadealerta                   @balancogeral                  @jovemPanNews

#RedeTVNEWS                  @opiniaoredetv                @RedeTV

#OpiniaoNoAr                    @DatenaOficial                 @brasilurgente

@RBandeirantes               @BandTV                            @jornalhoje

@jornalnacional                @g1                                      @JovemPanNews

@CBNoficial                                    @cbn_total                         #noarnacbn

Fale nas redações:

O Diário PcD divulga os principais contatos das redações de emissoras de tv e rádio. Alguns são números fixos, que as pessoas devem ligar – e de forma resumida, contar a realidade e se oferecer para uma entrevista. Vale destacar que os jornalistas precisam saber que o Governo enviou uma informação falsa sobre a questão do IPVA PcD 2022.

Já para os números de whatsapp vale a pena explicar qual o grau da deficiência – em um curto texto, anexar a cobrança do IPVA, e destacar que você tem dificuldades em pagar o imposto. Seria interessante também escrever que você não é fraude. E que está disponível para entrevistas e até mesmo enviar vídeos com o relato, se for o caso.

SBT (11) 3687-3317

Globo – apuração (11) 9 4315-8468

Rádio Bandeirantes (11) 9 9904-8756

Rádio CBN (11) 9 9911-9981

Band News – (11) 9 9959 2100

Bandeirantes – Brasil Urgente – (11) 9 9940-3083

Band – Bora SP – (11) 9 9901-0203

Record – Fala Brasil – (11)  99779-7777

Record Brasil – (21) 9 7346-8493

Agência Record – (11) 9 9374-3826

EPTV – Ribeirão Preto – (16) 9 9700-0000

Band – Ribeirão Preto – Jornal da Band (16) 9 9723-7684

EPTV – Campinas – (19) 98899-3788

TV TEM – São José do Rio Preto – (17) 9 9777-5214

EPTV – Vale do Paraíba – (12) 3946-6200

(email: jornalismo@vanguarda.tv e g1@vanguarda.tv

LIVE ENTREVISTA ESPECIAL

Acompanhe a LIVE ENTREVISTA do Diário PcD que ocorreu na noite desta segunda-feira, 14.

Deputados Estaduais Coronel Telhada, Carlos Giannazi, Marcio Nakashima, Castello Branco e Caio França falam sobre a repercussão do impasse criado pelo estado em relação ao IPVA PcD 2022.

One thought on “PcD pedem apoio da imprensa para desmentir ‘farsa’  sobre a isenção do IPVA 2022”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *