Já se perguntou se os serviços da sua empresa realmente são acessíveis? Talvez você possa ter pensado que apenas por ter a instalação de rampas e de um banheiro para pessoas com deficiência em seu estabelecimento, então seu papel já estava cumprido para qualquer cliente. Contudo, a realidade é que são nos pequenos detalhes corriqueiros para muitos, que o atendimento se torna custoso para outros e, por isso, é preciso ouvir quem tem propriedade para falar: os que sentem essas dificuldades no dia a dia.
Pensando nisso, a empresa Broder, que tem muita experiência em atender clientes idosos e pessoas com deficiência, oferece um treinamento para que outros empreendimentos também tenham melhores práticas de atendimento para negros e membros da comunidade LGBTQIA+ também, ou seja, para atender bem a todos os clientes.
O processo se inicia com um cliente oculto, como por exemplo uma pessoa com deficiência visual, indo até a empresa que receberá o treinamento. Essa pessoa toma nota do que, na prática, não está tornando positiva a sua experiência como cliente. Depois, todo o relatório é passado para o gestor em uma reunião particular. Afinal, o treinamento precisa ser feito antes de tudo com quem é o cabeça e espelho do negócio.
Feito isso, o treinamento com toda a equipe de colaboradores começa. “Buscamos proporcionar uma experiência realmente única e inclusiva. Com uma vivência simulada dos tipos de deficiência entre os participantes com uma alternância de papéis, esclarecimento sobre as dificuldades dessas pessoas no dia a dia, até um feedback pós treinamento conseguimos mostrar de maneira prática e objetiva o que precisa ser melhorado”, conta Eduardo Ramires, CEO da Broder.
O CEO também salienta que o treinamento é feito com pessoas especialistas no assunto e que tem vivência. Além disso, a capacitação é feita de maneira que a mudança aconteça gradativamente, por exercícios a serem praticados, sendo que o auxílio é contínuo. “A Broder mantém um canal de comunicação com gestores e colaboradores no geral, para que seja discutido e tirado dúvidas sobre situações específicas de atendimento, como por exemplo, terminologia adequada, sinalizações, entre outras coisas”, conta o gestor.
Com esta experiência é possível calçar os sapatos (como é chamada uma das etapas do treinamento) daqueles que querem apenas ser tratados bem e de maneira justa, como qualquer outro cliente.
Instagram: @broderapp