Fundação Dorina comemora 77 anos atuando na inclusão de pessoas cegas e com baixa visão

Neste dia 11 de março de 1946, há exatos 77 anos, nascia a Fundação Dorina Nowill para Cegos (naquela época nomeada como Fundação para o Livro do Cego no Brasil). A instituição, que tem o nome de sua fundadora, surgiu para contribuir com a educação das pessoas cegas e com baixa visão, fazendo a impressão e distribuição gratuita de livros e materiais em braille. Posteriormente, os serviços oferecidos se expandiram para atender outras necessidades em prol da inclusão.
 

Atualmente, a Fundação Dorina possui diversas frentes de atuação, como áreas de serviços de apoio à inclusão, psicologia, educação, empregabilidade, atividades da vida diária, orientação e mobilidade, entre muitas outras. Para oferecer uma reabilitação integral, os programas são oferecidos de acordo a individualidade de cada pessoa assistida. 
 

A Fundação Dorina é responsável por um dos maiores parques gráficos em braille, sendo referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis na América Latina. Além disso, atua na produção de audiodescrição, impressão em fonte ampliada e digital acessível, realizando também o envio gratuito de livros para bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
 

Com o objetivo de ampliar e fomentar a inclusão social, a Fundação Dorina tomou à frente de projetos impactantes, como: o LEGO Braille Bricks®, que hoje se tornou um programa dentro da Fundação chamado Programa Braille Bricks Brasil, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), estúdio de áudio e vídeo, a Central de Formações (plataforma com cursos EaD), tudo pensado para acessibilidade.
 

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que faz parte do Ministério da Educação (MEC), por exemplo, é um programa que trabalha com ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias destinadas aos alunos e professores de escolas públicas de educação básica de todo o país. A Fundação Dorina Nowill é produtora do livro em braille e digital do PNLD desde 2018.
 

“No decorrer desses 77 anos de existência, a Fundação nunca se acomodou quando o assunto é autonomia, evolução e acessibilidade da pessoa cega e com baixa visão. Sejam os trabalhos realizados internamente com nossos clientes ou os projetos externos, a nossa finalidade é que a pessoa com deficiência visual esteja incluída na sociedade, eliminando qualquer possível barreira existente” Alexandre Munck, Superintendente da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Como forma de alcançar mais pessoas, a Fundação Dorina também acumula inúmeras parcerias ao longo de sua história. Alguns exemplos de colaborações são: Fundação LEGO; Google e Instituto Maurício de Sousa (que resultou na criação da personagem dos quadrinhos Dorinha). Essas parcerias reforçam a frase dita por Dorina Nowill: “Em todas as fases da minha vida, mesmo no trabalho, sempre tive ao meu lado pessoas com quem pude contar como amigos e colaboradores”.

Serviço

Endereço: Rua Doutor Diogo de Faria, 558, Vila Clementino, São Paulo – SP

Horário de Funcionamento: 08h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira

Telefone: (11) 5087-0999

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos
 

A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 77 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.

Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, sites acessíveis, audiodescrição e consultorias especializadas. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. Mais detalhes: Link.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore