fbpx
  • qui. nov 21st, 2024

Estado deixa de responder Requerimentos sobre isenção de IPVA para pessoas com deficiência

Estado deixa de responder Requerimentos sobre isenção de IPVA para pessoas com deficiência

Os Deputados Estaduais tem a prerrogativa, de acordo com o que prevê a Constituição do Estado e o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, de apresentarem Requerimentos de Informação na ALESP – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e deveriam receber as informações em até 30 (trinta) dias da publicação em Diário Oficial.

A Constituição Estadual prevê que os parlamentares podem “requisitar informações dos Secretários de Estado sobre assunto relacionado com sua pasta ou instituição, importando crime de responsabilidade não só a recusa ou o não atendimento, no prazo de trinta dias, senão também o fornecimento de informações falsas”.

Em 8 e 11 de fevereiro, foram publicados os Requerimentos 15 e 38 apresentados pelo Deputado Estadual Carlos Giannazi.

Já em 10 de fevereiro, foi publicado em Diário Oficial o Requerimento 22 de autoria da Deputada Estadual Marcia Lia.

E em 11 de fevereiro também foi publicado em Diário Oficial o Requerimento 26 de autoria do Deputado Estadual Paulo Fiorilo.

Até o final da tarde desta quinta-feira, 23, o site oficial da ALESP não havia disponibilizado a resposta dos Requerimentos (seguem abaixo) e nem mesmo a manifestação do Deputado Estadual André do Prado, Presidente da Casa, que “encaminhado um requerimento de informação, se esta não for prestada dentro de 30 dias, o Presidente da Assembleia fará reiterar o pedido mediante ofício que acentuará aquela circunstância”.

São 47 (quarenta e sete) questionamentos direcionados ao Secretário da Fazenda e Planejamento, Secretário da Justiça e Cidadania, IMESC e DETRAN, todas relacionadas as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência em conseguir a isenção do IPVA dos exercícios de 2022 e 2023.

A falta de informações das autoridades do Poder Executivo para o parlamento estadual também acontece com o Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado que apuram ‘possíveis irregularidades’ na concessão da isenção do imposto, principalmente sobre as dificuldades que as pessoas enfrentam para a perícia obrigatória em homologados do IMESC.

“Lamento a falta de informações e o pouco compromisso demonstrado até aqui pelo governo Tarcísio de Freitas, com as reinvindicações a respeito dos processos para isenção de IPVA – Imposto sobre a propriedade de veículos automotores, especificamente, de propriedade das pessoas com deficiência, em relação aos exercícios de 2022 e 2023. Não obstante, seguiremos lutando para que o governo atenda ao pleito da isenção de IPVA”, afirmou a Deputada Estadual Marcia Lia.

O Deputado Estadual Paulo Fiorilo deve se manifestar na próxima semana, pois está em comitiva de representação de parlamentares no Japão.

De acordo com o Deputado Estadual Carlos Giannazi “não tivemos até agora as respostas dos nossos Requerimentos de informação que fizemos para a Secretaria da Fazenda – sobre o IPVA e também o outro requerimento que protocolamos na Secretaria da Justiça e Cidadania – IMESC. Eu vou pressionar novamente as 2 secretaria e se não me responderem nos próximos dias vamos acionar o Ministério Público Estadual. É um absurdo essa demora. A informação tem que ser pública, aliás, não só para os deputados, mas para toda a população”.

Requerimento nº 15/2023 – Dep. Est. Carlos Giannazi – publicado em DO em 8/2/2023

Requerimento de Informação nº 22/2023 – Dep. Est. Marcia Lia – publicado em DO em 10/2/2023

Requerimento de Informação nº 26 /2023- Dep. Est. Paulo Fiorilo – publicado em DO em 11/2/2023

Requerimento de Informação nº 38/2023 – Dep. Est. Carlos Giannazi – publicado em DO em 16/2/2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *