A autora de livros infantis, Lia Crespo, acredita que, sobretudo, em se tratando de crianças, “nada substitui o livro em papel, que pode ser manuseado, cheirado e lido em qualquer lugar e momento”.
Por isso, iniciou uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Apoia-se (https://apoia.se/nandothecat), com o objetivo de angariar fundos suficientes para publicar uma edição ilustrada e impressa de seu novo livro “As aventuras de Nando The Cat, o gatinho amarelo de rabo curto”, que trata de deficiência, preconceito, solidariedade, inclusão, empatia e coragem.
As contribuições também podem ser feitas pela chave pix
lia.crespo@gmail.com
A deficiência é uma característica que atravessa a vida pessoal, acadêmica e profissional da jornalista Lia Crespo. No mestrado em Ciências da Comunicação (ECA/USP), pesquisou o preconceito nas matérias de jornal, resultando na dissertação “Informação e deformação, a imagem das pessoas com deficiência na mídia impressa”
Como ativista, desde 1980, do movimento social das pessoas com deficiência, a autora decidiu contar um pouco da história dessa luta por direitos ainda desconhecida, em sua tese no doutorado em História Social (FFLCH/USP) “Da invisibilidade à construção da própria cidadania. Os obstáculos, as estratégias e as conquistas do movimento social das pessoas com deficiência no Brasil, através das histórias de vida de seus líderes”.
Lia Crespo decidiu enfrentar o desafio de escrever para crianças porque acredita que “a melhor forma para conquistar uma sociedade mais inclusiva é ensinar às crianças que as pessoas são diferentes entre si e que todas têm o direito de ser tratadas com respeito e que a maneira mais eficaz de fazer isso é atrair a atenção das crianças de modo lúdico”.
Nos livros “Júlia e seus amigos” (Nova Alexandria, 2006), “Uma Nova Amiga” (SEDPcD, 2017) e agora neste “As aventuras de Nando The Cat”, a autora conta histórias que divertem e emocionam ao tratar de deficiência e preconceito, mas, sobretudo, da importância da amizade para a construção de uma sociedade para todos.
Para contribuir com a publicação acesse pelo navegador https://apoia.se/nandothecat