Acessibilidade como princípio: Diário PcD e Perto Digital firmam parceria para garantir Inclusão

Acessibilidade como princípio: Diário PcD e Perto Digital firmam parceria para garantir Inclusão - OPINIÃO - * Por Abrão Dib

OPINIÃO

  • * Por Abrão Dib

A comunicação acessível deixou de ser um diferencial e tornou-se uma exigência ética, técnica e social. Em um país onde – de acordo com o IBGE/PNAD, quase 9% da população declara algum tipo de deficiência, garantir que a informação circule de maneira plena e democrática é um compromisso que precisa ser assumido por todos os veículos de imprensa — especialmente aqueles que têm a inclusão como missão central.

É com essa responsabilidade que o Diário PcD anuncia a implantação de um conjunto robusto de funcionalidades de acessibilidade desenvolvidas pela Perto Digital, empresa especializada em soluções inclusivas para web. As novas ferramentas já estão disponíveis no site www.diariopcd.com.br, ampliando de forma significativa o acesso às notícias, reportagens, análises e conteúdos especiais que publicamos diariamente.

Tecnologia que aproxima e inclui

A parceria com a Perto Digital tem um objetivo claro: garantir que pessoas com diferentes tipos de deficiência — visual, auditiva, intelectual, motora ou múltipla — possam navegar, compreender e interagir com nossas publicações sem barreiras.

Entre os recursos incorporados ao portal, destacam-se:

Leitor de tela otimizado

Todos os elementos do site foram reorganizados seguindo padrões internacionais de acessibilidade (WCAG), permitindo melhor interpretação por softwares como NVDA, JAWS e VoiceOver.

Contraste e modos de visualização personalizáveis

Usuários podem ajustar brilho, cores, fontes e tamanhos de texto, facilitando o acesso para pessoas com baixa visão, daltonismo ou fadiga visual.

Navegação por teclado

Toda a estrutura do site foi adaptada para permitir uso completo sem mouse — um avanço essencial para pessoas com deficiência motora.

Comandos simplificados e linguagem facilitada

Menus mais intuitivos e atalhos garantem navegação fluida. Também introduzimos um modo de leitura simplificada, beneficiando pessoas com deficiência intelectual ou dificuldades de compreensão.

Mecanismos de acessibilidade auditiva

Vídeos passam a incluir legendas, audiodescrição quando relevante e compatibilidade ampliada com aplicativos de interpretação em Libras.

Um passo à frente para o jornalismo inclusivo

Desde sua criação, o Diário PcD tem como propósito central amplificar vozes, abrir debates e registrar a realidade da pessoa com deficiência no Brasil. A adoção das ferramentas da Perto Digital reforça esse compromisso — não apenas no conteúdo que produzimos, mas também na forma como esse conteúdo é entregue.

A informação, quando inacessível, se transforma em mais uma barreira. Quando acessível, abre caminhos, fortalece direitos e garante cidadania.

Acessibilidade é processo contínuo

Nossa equipe continuará avaliando e aprimorando o portal diariamente. A inclusão é um processo vivo, que evolui conforme surgem novas tecnologias, demandas e formas de comunicar.

Por isso, convidamos cada um de vocês, cada ativista, cada pessoa com deficiência e seus familiares a nos enviarem críticas, sugestões e relatos de uso. O Diário PcD é construído com e para a comunidade PcD.

Informação para todos — como deve ser

A parceria com a Perto Digital é mais do que uma atualização tecnológica: é a reafirmação de um compromisso histórico com a acessibilidade, a autonomia e o protagonismo das pessoas com deficiência.

Seguimos firmes na missão de garantir que todas as nossas notícias, análises e reportagens estejam ao alcance de quem mais precisa delas — sem exceção.


  • * Abrão Dib é jornalista profissional diplomado e Editor do Diário PcD

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore