Adiado – mais uma vez – julgamento do Tema 1046

Na tarde desta quarta-feira, 25, o Tema 1046 deveria ser o segundo item da pauta de julgamento dos ministros do STF – Supremo Tribunal Federal. Presidente Luiz Fux suspendeu sessão por volta das 18h

Mais uma vez os ministros do STF – Supremo Tribunal Federal não conseguiram iniciar a discussão do processo que está conhecido como Tema 1046.

A polêmica gira em torno do processo originário de uma ação trabalhista que discute ‘in intinere’, de um trabalhador de uma Mineração, e acabou tendo o foco voltado para a flexibilização da exigência da lei de cotas no mercado de trabalho para as pessoas com deficiência e jovem aprendiz.

A Lei Federal 8213 de 1991 estabelece em seu artigo 93, os percentuais de vagas que devem ser reservadas à trabalhadores com deficiência nas empresas, mas a partir de uma decisão dos ministros do STF a exigência do cumprimento das cotas que variam entre 2% e 5% podem deixar de existir. 

A expectativa era para que nesta tarde o ministro Gilmar Mendes, relator do processo, iniciasse a leitura do seu voto, entretanto isso não ocorreu.

O Diário PcD e a Paradesporto TV iniciou a transmissão ao vivo do julgamento às 14h. Por volta das 15h30 aconteceu um intervalo e a sessão plenária só retornou por volta das 17h20. Mendes iniciou a leitura de outro processo, e por volta das 17h50 o presidente anunciou a suspensão dos trabalhos.

Ainda não está confirmada a pauta dos julgamentos para esta quinta-feira, 26, apesar de o presidente afirmar que ‘deveria seguir a pauta de hoje’.

Manifestações pelo Brasil

Um grupo de pessoas com deficiência se reuniu na frente do Supremo Tribunal Federal e pediam #naoaotema1046. Já no Piauí, representantes do segmento PcD acompanharam toda a sessão desta tarde.

O advogado Alexandre Teixeira – do Instituto Mais Cidades e Fernando André Sampaio Cabral – Auditor Fiscal do Trabalho participaram da cobertura desta tarde do Diário PcD e Paradesporto TV.

Em Teresina, estiveram reunidos para acompanhar o julgamento Carla Cleia Alves da Silva – Representante da Frente Nacional de defesa dos direitos das mulheres com deficiência no Piauí, Rosimeire Barros e Vera Alline Rodrigues – militantes na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e Francisco Costa – jornalista, apresentador do programa Ver Ouvir e Sentir e ex-presidente da Associação dos cegos no Piauí;

Sonny Polito também participou da transmissão.

Em Brasília, em frente ao STF estiveram Silvestre Araújo – Solidariedade DF; Érica Fernanda Curado Trabuco – Abraça/CUT/PT; Cléo Bohn – presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndromes de Down; Aline Vasconcelos Zeymer – Frente Nacional de Mulheres com Deficiência; Anna Paula Feminella – Setorial de Pessoas com Deficiência PT/Coletivo de Trabalhadores(as) com Deficiência da CUT e Eduardo Gomes – atleta paralímpico.

Tramitação

O Tema 1046 pode até mesmo estar na pauta de julgamento do STF nesta quinta-feira, 26, entretanto até o fechamento desta matéria, não houve atualização na agenda.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore