Caminhos para um OLHAR INCLUSIVO sobre ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA

Caminhos para um OLHAR INCLUSIVO sobre ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA - OPINIÃO - * Por Marta Almeida Gil

OPINIÃO

  • * Por Marta Almeida Gil

É uma grande honra para o projeto “Resgate Inclusivo: `Pessoas com Deficiência e Eventos Climáticos Extremos” constar da publicação “Caminhos para um olhar inclusivo sobre adaptação climática”.

Em nome do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas e da equipe técnica responsável por sua elaboração, dou os parabéns ao Observatório do Clima/ Grupo de Trabalho de Gênero e Justiça Climática por esta obra, da maior relevância.

O projeto Resgate Inclusivo está no item 2.3 – “Pessoas com Deficiência, a invisibilidade na tragédia climática”, de autoria de Cilene Marcondes e Andréa de Lima, por quem tive a honra de ser entrevistada.

A palavra “invisibilidade’ foi empregada com grande – e infelizmente – triste propriedade, pois resume a vulnerabilização de aproximadamente 15 milhões de brasileiros com condições de deficiência física, intelectual, visual, auditiva, psicossocial, neurodivergências ou mobilidade reduzida frente a eventos climáticos extremos.

A Organização Panamericana de Saúde (OPAS) afirma: Pessoas com Deficiência têm de 2 a 4 vezes mais chances de morrer em desastres e emergências do que pessoas sem essa condição – daí a importância de produzir e divulgar informações: não para aterrorizar, mas para garantir direitos em emergências.

Eventos climáticos extremos escancaram desigualdades.

E garantir direitos em emergências significa, antes de tudo, ter acesso a informações: esse é um direito e direitos não podem ser suspensos durante desastres. Ao contrário, precisam ser reforçados.

A Constituição Federal brasileira garante os direitos das Pessoas com Deficiência, inclusive em situações de emergência climática. Porém faltam políticas públicas – é nesse ponto que reside a relevância da menção ao projeto “Resgate Inclusivo” e a minha alegria por ser entrevistada.

Acesse a publicação: https://generoeclima.oc.eco.br/wp-content/uploads/2025/12/Caminhos-para-um-olhar-inclusivo-sobre-adaptacao-climatica_v1.pdf

(*) Marta Almeida Gil é Socióloga, Fundadora e Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas; Fellow da Ashoka Empreendedores Sociais; consultora; palestrante em eventos nacionais e internacionais, livros e artigos publicados; conteudista de vídeos e cursos de educação à distância (EAD).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore