Definida delegação brasileira para a 24ª Summer Deaflympics em Caxias do Sul, RS

Com 199 atletas e 39 membros da comissão técnica inscritos, delegação brasileira disputará 17 modalidades no masculino e 14 modalidades no feminino

No próximo dia 1º de maio de 2022, acontece a cerimônia de abertura da 24ª edição da Summer Deaflympics (Surdolimpíadas de Verão, em livre tradução), que terá a participação de milhares de atletas, vindos de 77 países.

Em sua 7ª participação no torneio, considerado um dos mais importantes eventos para surdos do mundo, o Brasil conta com uma delegação de 237 pessoas – a maior na história do Brasil nesta competição -, sendo 199 atletas (110 homens e 89 mulheres), e 38 membros da comissão técnica.

Os atletas do Brasil disputarão 17 modalidades no masculino e 14 modalidades no feminino. São elas, no masculino e feminino: Futebol, Vôlei, Handebol, Basquete, Atletismo, Badminton, Natação, Ciclismo, Mountain Bike, Tiro Esportivo, Orientação, Tênis de Mesa, Judô e Karatê. Só no masculino: Tênis, Vôlei de Praia e Taekwondo.

Segundo Diana Kyosen, presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), o Brasil está preparado para surpreender também no número de medalhas. “Teremos nossa maior delegação de toda a história e esperamos também superar com a conquista de medalhas”, destaca.

Apesar de ser o país com mais atletas inscritos, o Brasil tem a segunda maior delegação, já que a Ucrânia conta com 259 inscritos, sendo 187 atletas (119 homens e 68 mulheres) e 72 pessoas da comissão técnica. Na sequência estão Estados Unidos e Turquia, com 216 e 212 pessoas em suas delegações, respectivamente.

O Futebol será o primeiro esporte a iniciar as disputas, antes mesmo da abertura oficial do evento, com jogos a partir do dia 30 de abril. As primeiras medalhas serão disputadas no dia 2 de maio, nas modalidades Karatê, Ciclismo e Natação.

Histórico do Brasil na Summer Deaflympics

O Brasil é o 56° colocado na história da Summer Deaflympics, com 10 medalhas, sendo 1 de ouro, 1 de prata e 8 de bronze.

Na edição de Taiwan, em 2009, o Brasil ficou em 47º, tendo conquistado sua 1ª medalha, 1 bronze, com o atleta Alexandre Fernandes, do Judô. Em 2013, na Bulgária, o Brasil ficou em 36°, com 4 medalhas, sendo 1 prata e 3 bronzes. Já em 2017, na Turquia, o Brasil ficou em 28°, com 5 medalhas, sendo 1 ouro e 4 bronzes.

Conheça os atletas medalhistas:

2009 em Taipei (Taiwan)

. 1 bronze com Alexandre Fernandes – Judô 81kg

2013 em Sofia (Bulgária)

. 1 prata com Guilherme Maia Kabbach – Natação 100m livre

. 3 bronzes com Heron Rodrigues da Silva – Karatê 84kg | Guilherme Maia – Natação 200m livre | Guilherme Maia – Natação 200m borboleta

2017 em Samsun (Turquia)

. 1 ouro com Guilherme Maia – Natação 200m livre (recorde olímpico da prova: 1:52.55)

. 4 bronzes com Futebol Feminino | Alexandre Fernandes – Judô 90kg | Heron Rodrigues da Silva – Karatê 84kg | Guilherme Maia – Natação 100m livre

A CBDS

Entidade máxima do desporto surdo no Brasil, a CBDS conta com mais de 5 mil atletas filiados, além dos profissionais que compõem suas comissões técnicas.

Com 37 anos de existência, a CBDS é uma instituição sem fins lucrativos, reconhecida por promover a inclusão social das pessoas surdas por meio do esporte.

Atualmente, a CBDS conta com 138 entidades filiadas, além de ser filiada ao Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), à Organização Esportiva Pan-Americana para Surdos (PANAMDES) e à Confederação Sul-Americana de Esportes de Surdos (CONSUDES).

A CBDS tem como presidente a ex-atleta de futsal da Seleção Brasileira, Diana Kyosen, que conquistou, em 2015, o vice-campeonato mundial, em Bangkok (Tailândia).

A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos tem o patrocínio das Loterias CAIXA e do Governo Federal. Para saber mais sobre os preparativos acompanhe o site da CBDS.

Confira as modalidades, datas e locais de competição:

Atletismo – de 7 a 14/5, no Complexo Esportivo Sesi

Badminton – de 2 a 11/5, no CEI (Centro de Iniciação ao Esporte)

Basquete – de 3 a 14/5, no Sesi e no Ginásio do Vascão

Ciclismo – de 2 a 8/5, no Santuário de Caravaggio (Farroupilha),

Futebol – de 30/4 a 15/5, no Estádio Centenário e CT anexo, Estádio Alfredo Jaconi, CT do Juventude, Fundação Marcopolo e Estádio Municipal

Golf – de 5 a 7/5, no Golf Club Caxias do Sul

Handebol – de 2 a 14/5, na UCS (Univ. de Caxias do Sul)

Judô – de 3 a 5/5, no Recreio da Juventude

Karatê – de 2 a 4/5, na UCS (Univ. de Caxias do Sul)

Luta Greco-Romana – dias 10 e 11/5, na UCS (Univ. de Caxias do Sul)

Luta Livre – dias 13 e 14/5, na UCS (Univ. de Caxias do Sul)

Maratona – 15/5, nas ruas centrais de Caxias do Sul

Mountain Bike – 10/5, no Salto Ventoso (Farroupilha)

Natação – de 2 a 9/5, no Recreio da Juventude (Sede Guarany)

Orientação – de 6 a 14/5, nas áreas urbana e rural de Caxias do Sul

Taekwondo – de 6 a 8/5, na UCS (Univ. de Caxias do Sul)

Tênis – de 2 a 11/5, no Recreio da Juventude

Tênis de Mesa – de 5 a 11/5, no Ginásio Municipal de Farroupilha

Tiro Esportivo – de 3 a 14/5, no Clube Caxiense de Caça e Tiro

Vôlei – de 4 a 13/5, na Fundação Marcopolo

Vôlei de Praia – de 3 a 13/5, na UCS (Univ. de Caxias do Sul)

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore