OPINIÃO
- * Por Marta Almeida Gil
A Organização das Nações Unidas instituiu, em 1992, o dia 3 de Dezembro como o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – data de conscientização sobre os direitos desse grupo social, representado por mais um bilhão de pessoas no mundo.
Em 2025, o Diário PcD – https://diariopcd.com.br – celebra essa data em alto estilo: com a tecnologia da Perto Digital, seu site agora oferece condições de acessibilidade total: navegação por controle de voz, ajuste personalizado, canal para relatar eventuais problemas de acessibilidade e sugerir melhorias, entre outras. A escuta possibilita que a voz das Pessoas com Deficiência seja ouvida e respeitada.
No século 21, ter acesso à Informação de qualidade e atualizada é cada vez mais importante para a cidadania, o que significa conhecer os direitos conquistados e, principalmente, exercê-los.
A navegação pela nova versão do site une facilidade de acesso às informações.
O acesso à informação com acessibilidade é Direito garantido pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência desde 2008 e à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015).
O dia 3 de Dezembro convida à mobilização, fazendo valer os direitos conquistados pelo movimento das Pessoas com Deficiência.
Estão todas e todos convidados a usufruir destas melhorias: visitem o site e assinem a newsletter: é gratuita e chega no seu e-mail.
Parabéns ao Diário PcD e ao Abrão Dib que, em seu constante empenho por levar informação atualizada e de qualidade firmou parceria com a tecnologia da Perto Digital!

(*) Marta Almeida Gil é Socióloga, Fundadora e Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas; Fellow da Ashoka Empreendedores Sociais; consultora.



