Entidade lança apelo por emenda que pode garantir permanência de isenção PcD na aquisição de veículos

Entidade lança apelo por emenda que pode garantir permanência de isenção PcD na aquisição de veículos

ANAPcD faz apelo nacional por aprovação da Emenda 323 ao PLP 108/2024 que tramita no Senado e – se aprova, garante permanência de direitos às isenções nas aquisições de veículos por pessoas com deficiência

A ANAPcD – Associação Nacional de Pessoas com Deficiência lançou nesta quarta-feira, 3, um apelo público para que pessoas com deficiência, familiares e apoiadores de todo o Brasil se mobilizem junto aos Senadores da República pela aprovação da Emenda 323 ao PLP 108/2024, que tramita no Congresso Nacional.

A entidade alerta que, se aprovada a Reforma Tributária sem a emenda, haverá prejuízos diretos à mobilidade e ao direito de ir e vir das pessoas com deficiência, já que podem ser revogados benefícios fiscais que garantem acesso a veículos adaptados e outros itens essenciais à autonomia.

📌 O que está em jogo?

A Emenda 323 busca preservar isenções e tratamentos diferenciados voltados às pessoas com deficiência no novo modelo tributário.

“Estamos diante de uma ameaça que pode impactar diretamente a inclusão social. Pedimos o apoio da sociedade civil e, em especial, das pessoas com deficiência, para que pressionem seus representantes no Senado e mostrem a gravidade da chamada violência tributária”, afirma Abrão Dib, presidente da entidade.

✊ Mobilização nacional

A ANAPcD defende que cada pessoa com deficiência e sua família entrem em contato com os senadores membros da CCJ – Comissão de Constituição e Justiça, enviem mensagens e participem de campanhas em redes sociais usando a hashtag #ContraViolênciaTributária.

A entidade lembra que a luta não é apenas por um benefício econômico, mas sim pela garantia constitucional de cidadania plena, autonomia e acessibilidade.

“Se a emenda não for aprovada, milhares de brasileiros com deficiência podem perder condições mínimas de se locomover, estudar, trabalhar e participar da vida social. Trata-se de uma questão de dignidade e de direitos humanos”, destaca a ANAPcD.

PEDIDO DE APOIO

A entidade sugere que o segmento solicite o apoio dos Senadores que já demonstraram envolvimento direto ou indireto com a violência tributária.

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DO SENADO FEDERAL

  • Presidente Otto Alencar  (61) 3303-3172 / 1464 / 1467

sen.ottoalencar@senado.leg.br

  • Sen. Alessandro Vieira – (61) 3303-9011 / 9014 / 9019 – sen.alessandrovieira@senado.leg.br

PRESSÃO PARTIDÁRIA

* Sen. Romário – (61) 3303-6519 / 6517 – sen.romario@senado.leg.br

DECISÃO NO VOTO

  • Sen. Flávio Arns – (61) 3303-6301 – sen.flavioarns@senado.leg.br

Compartilhe esta notícia:

Uma resposta

  1. Marcos Pontes e Mara Gabrielli nós ajude pelo amor de Deus,que a emenda 323 a favor de nós PCD seja aprovada precisamos tanto desse benefício pra podermos nós locomover! Já não temos quase nada e pouco que temos querem tirar!O diário PCD sabe o quanto precisamos e sempre estão levando nossas necessidades pra vcs com o jornalista Abrão que é um ser humano incrível! Obrigado 🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore