Estado já admite prorrogar prazo para NOVO PEDIDO IPVA PcD 2022

O Ministério Público de São Paulo realizou na tarde desta sexta-feira, 24, mais uma Audiência Virtual  entre SEFAZ, Diário PcD, Comissão 48 e Podemos SIM PcD. Governo admite flexibilizar prazo para novo pedido no SIVEI.

Uma Audiência Virtual com a duração de aproximadamente 3 (três) horas aconteceu na tarde desta sexta-feira, 24, com a mediação do Promotor de Justiça Paulo Destro, da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Capital que envolve diretamente o dilema da isenção do IPVA 2022.

Foi o segundo encontro em menos de quinze dias entre servidores do alta escalação da SEFAZ – Secretaria da Economia e Fazenda com representantes do Diário PcD, Podemos SIM PcD e Comissão 48.

Os encontros só aconteceram após a instauração de um Inquérito Civil para “apurar suposta responsabilização de agentes públicos do Governo do Estado de São Paulo por atos dolosos e improbidade administrativa, em razão do exercício do cargo, mandato, função, emprego ou atividade de natureza pública, em possível transgressão do sistema jurídico vigente, composto por normas supralegais e princípios estabelecidos na Constituição Federal, em auferir vantagem patrimonial indevida, ao cobrar Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), no exercício de 2022, cujos valores estão suspensos, em prejuízo de interesses transindividuais das pessoas com deficiência (PcD), que contavam com a isenção reconhecida ou concedida pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo em 2020 ou 2021”.

O Inquérito Civil foi instaurado após a Procuradoria Geral de Justiça acatar ‘denúncias’ feitas pelo Diário PcD que apresentou documentação que identificou dificuldades das pessoas com deficiência em obter a isenção do IPVA de 2022.

A primeira reunião entre SEFAZ e representantes das pessoas com deficiência aconteceu em 14 de junho, onde foi apresentada uma pauta com reivindicações que deveriam ser estudadas pelas autoridades estaduais para que o segmento tenha segurança e justiça nas novas regras para a isenção do IPVA.

Nesta tarde, os servidores do alto escalão da SEFAZ trouxeram uma ‘devolutiva’, dentre elas a informação de que já está em elaboração uma minuta de resolução que precisa ser publicada em Diário Oficial, que prorrogue o prazo de 31 de julho como data limite para que as pessoas com deficiência façam, junto ao SIVEI/SEFAZ o novo pedido para a concessão da isenção do IPVA. Essa data foi estabelecida na Resolução SFP 05 em 2 de fevereiro de 2022.

Além da flexibilização da data limite para o novo pedido, novamente foi discutida a dificuldade para a restituição de quem efetuou algum pagamento relacionado ao tributo em 2022 e está com o status de DEFERIDO. Essas pessoas, de acordo com a SEFAZ, devem buscar a restituição na ‘boca do caixa’ nas agências do Banco do Brasil.

Outra informação é sobre a realização de Audiências Públicas, para que Secretaria da Economia e Fazenda, da Justiça e Cidadania e das Pessoas com Deficiência – através da Comissão Intersecretarial e Grupo de Trabalho, acompanhem as pautas apresentadas pelos representantes legais das pessoas com deficiência.

O Diário PcD apresenta todos os detalhes em LIVE ESPECIAL pelo Canal no YouTube, com a participação de integrantes da Comissão 48 e Podemos SIM PcD.

Confira no link:

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore