Feira de empregabilidade para pessoas com deficiência reúne mais de 10 mil vagas em todo o Brasil

Feira de empregabilidade para pessoas com deficiência reúne mais de 10 mil vagas em todo o Brasil

O evento online e gratuito acontece ao longo do mês de setembro e contará com oportunidades em companhias como Afya, Ambev, COFCO, CSN, EY, Globo, Grupo Boticário, L’Oréal, Mercedes Benz Do Brasil, RD Saúde, Stone, SulAmérica, Teleperformance, Vero e Vivo

Mais de 18,6 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência, o que corresponde a quase 9% da população com idade igual ou superior a dois anos. O indicativo faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD): Pessoas com Deficiência 2022, divulgada em 2023 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). O levantamento também destaca que esse grupo está menos inserido no mercado de trabalho e nas escolas, o que reflete no acesso à renda.

Segundo o IBGE, apenas 26,6% de pessoas com deficiência encontraram espaço no mercado de trabalho, e cerca de 55% desses profissionais trabalham em situação de informalidade. Para ajudar a reverter este cenário, a Egalite, startup especializada na inclusão de pessoas com deficiência, realiza a 6ª edição da maior feira online e gratuita de empregabilidade para o público: a Inclui PcD. Pela primeira vez, o evento acontecerá durante todo o mês de setembro, em homenagem ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência — celebrado em 21 de setembro.

A Inclui PcD surgiu em 2020 com o intuito de diminuir os impactos causados pela pandemia no mercado de trabalho e reuniu um total de 35 mil vagas ao longo de suas edições. Em 2024, foram 100 empresas participantes, 5 mil candidatos inscritos nas vagas e mais de 15 horas de conteúdos de capacitação. Para 2025, a expectativa é oferecer mais de 10 mil vagas em companhias como Afya, Ambev, COFCO, CSN, EY, Globo, Grupo Boticário, L’Oréal, Mercedes Benz Do Brasil, RD Saúde, Stone, SulAmérica, Teleperformance, Vero e Vivo, entre outros. Os postos de trabalho são em diferentes áreas e regiões, além de níveis, cargos e modelos distintos.

Assim como nas edições anteriores, o encontro segue no formato digital, com lives e palestras das empresas participantes e de parceiros de conteúdo, como a Petrobras. A programação é destinada aos 100 mil candidatos cadastrados na base da Egalite, que, ao longo dos seus 15 anos de atuação, tem desempenhando um papel de forte impacto social e já incluiu 10 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

“Ao longo das cinco edições da Inclui PcD, assumimos o compromisso de conscientizar profissionais de RH, gestores e empregadores sobre a importância da inclusão no mercado de trabalho. Enxergamos na feira uma oportunidade de gerar impacto positivo no sistema de contratação e incentivar boas práticas na cultura corporativa, a partir da promoção de ações e soluções que valorizem a diversidade no quadro das empresas”, comenta Guilherme Braga, CEO da Egalite.

Nesse sentido, a Inclui PcD realiza a missão da startup de viabilizar o acesso a vagas de emprego e capacitação para pessoas com deficiência e empresas. A feira conecta, por meio de plataforma digital e consultoria de diversidade, os públicos e atua diretamente no combate ao preconceito no mercado de trabalho, capacitando as organizações e atribuindo protagonismo profissional às pessoas com deficiência.

As empresas e candidatos interessados em participar da Inclui PcD podem se inscrever e cadastrar vagas gratuitamente no site da feira (disponível no link).

https://incluipcd.com.br

Serviço Inclui PcD

Quando: Setembro de 2025

Formato: online

Preço: gratuito para empresas e pessoas com deficiência

Sobre a Inclui PcD:
A feira é a maior de empregabilidade para o público com deficiência do mundo e acontece em homenagem ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro. Nas cinco edições do evento foram 35 mil vagas totais. A feira é realizada pela startup especializada na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho Egalite e aposta em conexão, inclusão e capacitação. Assim, o evento é uma ponte entre esses profissionais e as empresas, atribuindo autonomia e protagonismo às pessoas com deficiência.

Sobre a Egalite:
Startup realizadora da Inclui PcD, a Egalite é especializada na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A empresa atua promovendo conexão, capacitação e inclusão das pessoas com deficiência frente ao mercado de trabalho. A startup já capacitou e empregou mais de 14 mil pessoas em todo país. Em 2022, a startup marcou presença no Ranking Negócios em Expansão, uma parceria entre EXAME, BTG Pactual e PwC Brasil, que reconhece as pequenas e médias empresas que mais expandiram vendas. A HRtech venceu o Zero Project, prêmio austríaco em conjunto com o World Future Council e o European Foundation Center, o World Summit Awards (WSA) promovido pela ONU, em 2019, além de ter sido acelerada pelo Facebook e pela Artemisia na Estação Hack, em 2018. Em 2017, foi a primeira empresa do Brasil premiada no Global Grand Challenges Awards e, no mesmo ano, foi considerada uma das 10 startups mais atrativas do Brasil, de acordo com a 100 Open Startups.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore