Parceria inédita reforça o compromisso com a inclusão e o incentivo à atividade física de crianças e jovens com deficiência
Com o compromisso de promover um estilo de vida ativo e equilibrado entre crianças e adolescentes, a Ferrero, por meio de seu programa global de responsabilidade social corporativa Kinder Joy of Moving, anuncia apoio oficial à etapa estadual das modalidades paralímpicas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), que acontece em Poços de Caldas, entre os dias 18 e 24 de agosto.
A iniciativa marca mais um passo importante na trajetória do programa no Brasil, que já impactou mais de 300 mil crianças em Minas Gerais desde 2018, capacitando mais de 2.600 professores de mais de 200 municípios. A cidade de Poços de Caldas, onde está localizada a fábrica da Ferrero no Brasil, foi a primeira do país a implementar a metodologia Joy of Moving – o que torna ainda mais simbólica a escolha do município para sediar esta nova fase.
O apoio da Ferrero ao JEMG reforça o compromisso da empresa com a inclusão. A partir de 2025, oKinder Joy of Moving passa a contar com uma metodologia adaptada para crianças com deficiência, promovendo a participação desse público em atividades físicas de forma lúdica e acessível.
“Para a Ferrero, é uma enorme alegria apoiar um evento tão importante para o desporto escolar de Minas Gerais, com foco em crianças e adolescentes com deficiência. Para nós, o apoio ao JEMG PcD este ano é ainda mais especial, pois ocorrerá em Poços de Caldas, cidade em que está localizada nossa fábrica no Brasil e próximo ao momento em que iremos lançar a metodologia adaptada do programa”, afirma Fabio Giangulano, Diretor Industrial da Ferrero para a América do Sul.
A parceria com o JEMG é realizada em articulação com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, por meio da Subsecretaria de Esportes, a Secretaria de Estado de Educação e a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais-FEEMG. Ao lado de instituições como o CIDEP e da comunidade local, a Ferrero reforça seu papel de agente transformador por meio do esporte e da educação.
“Poços de Caldas tem investido cada vez mais em acessibilidade, tanto na infraestrutura esportiva quanto nas políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Sediar um evento como o JEMG PCD reafirma nosso papel como uma cidade que acolhe, respeita e valoriza o esporte como ferramenta de transformação”, afirma Paulo Ney de Castro Júnior, Prefeito de Poços de Caldas.
Programa Kinder Joy Of Moving
A metodologia Joy of Moving foi desenvolvida em 2005 em conjunto pela Universidade de Roma Foro Italico, o Ministério da Educação da Itália e o Comitê Olímpico Italiano. O diferencial do projeto está na criação de uma série de jogos físicos que demandam poucas ferramentas e espaços reduzidos, podendo ser praticados ao ar livre e, em alguns casos, utilizando música.
“A filosofia de Joy of Moving combina os três componentes que tornam a atividade física e o esporte uma experiência única e emocionante”, afirma José Angelo Barela, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Rio Claro, e responsável por adaptar o método para crianças com deficiência o Brasil junto com a professora Ana Maria Barela.
Em Poços de Caldas, o programa Kinder Joy of Moving teve início em 2018, por de uma parceria com a Prefeitura de Poços de Caldas. Atualmente, o projeto tem também o apoio do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação. Além das atividades presenciais, os educadores contam com uma biblioteca de jogos em vídeo ofertada exclusivamente aos professores inscritos no programa, por meio da plataforma global, a Joy of Moving Education.
O incentivo de Kinder por meio por meio do seu projeto de Responsabilidade Social
Kinder Joy of Moving é um projeto internacional de responsabilidade social corporativa do Grupo Ferrero, criado em 2005, que incentiva crianças e famílias a se divertirem ao se movimentar, promovendo o desenvolvimento de habilidades para a vida de forma positiva, ativa e alegre. Presente em mais de 36 países e realizado em parceria com mais de 130 federações e associações esportivas, o programa já impactou mais de 4,6 milhões de crianças ao redor do mundo — sendo 300 mil apenas em Minas Gerais, desde sua chegada ao Brasil, em 2018. A iniciativa parte do princípio de que uma relação saudável e prazerosa com o movimento contribui para que as crianças de hoje se tornem adultos melhores amanhã.