IJC celebra 64 anos de dedicação à inclusão de pessoas com deficiência e homenageia sua fundadora

Instituição pioneira no Teste do Pezinho no Brasil e referência no apoio a pessoas com deficiência comemora sua trajetória e o impacto da atuação de sua fundadora

O Instituto Jô Clemente (IJC) celebra 64 anos de uma história marcada pela dedicação à promoção da saúde, qualidade de vida e inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. A comemoração também é uma homenagem a sua fundadora, Dona Jô Clemente, pessoa inspiradora que dedica sua vida à causa da inclusão.

Desde o início, Jolinda Garcia dos Santos Clemente, conhecida como Dona Jô Clemente, sempre acreditou no potencial de cada pessoa e na importância de oportunidades para o pleno desenvolvimento. Sua trajetória de luta pela inclusão começou com a chegada de seu filho Zequinha, que nasceu com síndrome de Down e transformou sua vida e a de sua família.

A partir disso, Dona Jô Clemente, hoje com 98 anos, dedicou-se a transformar a realidade de milhares de pessoas com Deficiência Intelectual, Autismo e Doenças Raras no Brasil. Sua visão deu origem à instituição que, inicialmente chamada Apae-SP, fundada em 1961, e hoje leva seu nome: Instituto Jô Clemente (IJC), em reconhecimento a sua trajetória e jornada em prol da inclusão.

“A Dona Jô Clemente nos ensina que a inclusão é um direito fundamental e que a diversidade representada em cada pessoa contribui para o desenvolvimento da nossa sociedade. Seguimos seu exemplo, trabalhando para construir um mundo onde as diferenças sejam respeitadas, os direitos das pessoas com deficiência sejam garantidos e todas as pessoas sejam incluídas na sociedade e tenham oportunidades para se desenvolver e ter autonomia”, afirma Daniela Mendes, Superintendente Geral do Instituto Jô Clemente (IJC).

Ao longo desses 64 anos, o IJC apoiou e impactou milhares de vidas, só em 2024, foram mais de 300 mil atendimentos realizados, consolidando-se como referência na promoção da inclusão e bem-estar de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. O Instituto se destaca por seu pioneirismo na implementação do Teste do Pezinho no Brasil, sendo seu laboratório o maior do país em número de exames realizados e garantindo o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças graves e raras.

Aproveitando a celebração dos 64 anos de história, em abril, o Instituto Jô Clemente (IJC) lança sua campanha de marca, com o mote “IJC é da Gente“. O IJC nasceu do sonho e da coragem de Dona Jô Clemente, que, ao enfrentar os desafios do diagnóstico de seu filho, transformou sua dor em luta e criou um movimento que mudaria a realidade de milhares de pessoas com Deficiência Intelectual, Autismo e Doenças Raras. 

Desde então, a Instituição se tornou referência em inclusão, promovendo impacto real por meio de diagnósticos, pesquisas e oportunidades que garantem mais protagonismo e autonomia para pessoas com deficiência. Reforçar a marca do IJC é fundamental para que essa trajetória continue viva e alcance ainda mais pessoas. “IJC é da Gente” traduz o compromisso coletivo de funcionários, pessoas atendidas, familiares, voluntários e apoiadores para construir um futuro mais inclusivo para todas as pessoas.


Identidade visual da campanha de marca do Instituto Jô Clemente (IJC)

Pilares de Atuação do IJC

Prevenção e Promoção da Saúde É da Gente!

O Instituto Jô Clemente (IJC) oferece uma variedade de serviços voltados à saúde e ao bem-estar de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, sempre com o compromisso de melhorar sua qualidade de vida e promover a inclusão na sociedade. Entre as frentes de atuação do IJC estão:

  • Teste do Pezinho;
  • Exames genéticos da Triagem Neonatal (Laboratório de Biologia Molecular);
  • Ambulatório de Triagem Neonatal;
  • Ambulatório de Diagnóstico;
  • Núcleos de Estimulação e Habilitação;
  • Loja Divina Dieta (que produz alimentos especializados para pessoas com Doenças Raras que precisam seguir dietas restritivas);
  • Centro de Neurodesenvolvimento e Reabilitação (CNR), que oferece diversos serviços e terapias;
  • Serviço de Longevidade.


Inclusão Educacional É da Gente! Inclusão Profissional É da Gente!

educação e o trabalho são fundamentais para garantir a autonomia e o protagonismo das pessoas com deficiência. Por isso, investimos no Atendimento Educacional Especializado (AEE), auxiliando no desenvolvimento escolar de estudantes com Deficiência Intelectual e Autismo por meio de dinâmicas que visam quebrar as barreiras do aprendizado. 

O IJC também inclui jovens e adultos no mercado de trabalho formal em empresas privadas e órgãos públicos, promovendo sua autonomia no dia a dia e geração de renda por meio do Programa Inclui +, com o serviço de Inclusão Profissional.
 

Defesa e Garantia de Direitos É da Gente!

Defendemos os direitos das pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, em alinhamento com legislações como a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). 

Nossas ações incluem atuação em políticas públicas; assessoria jurídica às famílias; suporte especializado para vítimas de violência no Centros de Apoio Técnico (CATs); incentivo ao protagonismo e defesa dos direitos das pessoas com deficiência por meio do Advocacy e da Autodefensoria.

  • Advocacy (significa defender e lutar em favor de uma causa, ampliar os direitos e melhorar as políticas públicas);
  • Jurídico Social;
  • Autodefensoria;
  • Centro de Apoio Técnico (CAT).

Pesquisa, Ciência e Inovação É da Gente!

Desde 1984, o Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPI), do IJC, desenvolve soluções para promover saúde, inclusão e políticas públicas em prol da equidade e igualdade de oportunidades.

  • 24 pesquisas em andamento, como a pesquisa Coorte T21, que acompanha o desenvolvimento de crianças com síndrome de Down; o Projeto Piloto da Triagem Neonatal da Atrofia Muscular Espinhal (AME 5q) no Estado de São Paulo, em que recém-nascidos podem ser diagnosticados com a Doença Rara por meio do Teste do Pezinho; e o Projeto Sinais de Atenção na Primeira Infância, que tem o objetivo de facilitar o diagnóstico precoce do Autismo e da Deficiência Intelectualem crianças de 0 a 3 anos por meio da capacitação de profissionais da educação.

“Celebrar 64 anos de história é comemorar o pioneirismo da nossa fundadora e reafirmar o compromisso do IJC com a inclusão de pessoas com Deficiência Intelecutal, Autismo e Doenças Raras na sociedade. Seguimos na luta por soluções inovadoras que transformem a vida das pessoas e famílias que atendemos, construindo um futuro com mais equidade”, finaliza Michel Brull, Presidente Voluntário do Conselho de Administração do Instituto Jô Clemente (IJC).

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que, há mais de 63 anos, promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. 

O IJC apoia a Defesa de Direitos das pessoas com deficiência; dissemina conhecimento por meio de pesquisas científicas e inovação; fomenta a Educação Inclusiva e a Inclusão Profissional, além de oferecer assessoria jurídica às famílias das pessoas que atende. 

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o laboratório do IJC é o maior do Brasil em número de exames realizados. 

O Instituto Jô Clemente (IJC)  também é um centro de referência no tratamento de doenças detectadas no Teste do Pezinho, como a Fenilcetonúria, Deficiência de Biotinidase e o Hipotireoidismo Congênito. 

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5080-7000 ou visite o site do IJC (ijc.org.br), o primeiro do Brasil 100% acessível e com Linguagem Simples.

CRÉDITO/IMAGEM: Dona Jô Clemente, fundadora do Instituto Jô Clemente (IJC).

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore