Ilha Fiscal em 3D impressa pela Cápsula Senac RJ torna o patrimônio acessível para pessoas com deficiência visual

Ilha Fiscal em 3D impressa pela Cápsula Senac RJ torna o patrimônio acessível para pessoas com deficiência visual

Miniaturas ficam disponíveis durante a exposição Todas as histórias se perdem – Palavras do Passado, até o dia 1 de fevereiro

Objetos táteis impressos pelo Laboratório da Cápsula – Centro de Inovação do Senac RJ, no Centro do Rio, permitem que visitantes com deficiência visual conheçam a Ilha Fiscal, um dos maiores patrimônios do Rio de Janeiro. As miniaturas fazem parte do acervo da exposição Todas as histórias se perdem – Palavras do Passado, que até o dia 1 de fevereiro. As informações sobre ingressos estão disponíveis no link https://www.marinha.mil.br/dphdm/ilha-fiscal. Grupos com necessidades especiais podem agendar visita pelo e-mail inspira@abstratoazul.com.br

Foram desenvolvidos no laboratório 5 objetos táteis utilizando diferentes tecnologias como escaneamento, modelagem 3D e impressão 3D: a fachada da Ilha Fiscal; o busto C. Paula Barros (1894–1955), parceiro de Carlos Gomes na assinatura das versões brasileiras das óperas O Guaraní e O Escravo, encenadas no Theatro Municipal, em 1935; e 3 objetos que traduzem com volumetria as ilustrações que ele fez para a ópera do O Guarani. As obras foram idealizadas pela artista visual Mary Dutra, bisneta do escritor e poeta.

Com curadoria de Fernanda Deminicis, Capitã-Tenente da Marinha do Brasil e doutora em História, a mostra contou também com a consultoria de acessibilidade do Marcos Lima (@historiasdecego), que acompanhou o desenvolvimento das ações desde o início e auxiliou nas escolhas que tornaram a mostra mais acolhedora para diferentes públicos.

Entre os outros recursos disponíveis estão: textos em fonte ampliada, posicionamento acessível dos painéis, audiodescrição do espaço e das instalações, objetos táteis — incluindo a fachada da própria Ilha Fiscal — e materiais sonoros e digitais que ampliam o acesso à experiência. As audiodescrições também podem ser acessadas pelo canal do realizador da exposição: Abstrato Azul, no YouTube.

Sobre Cápsula – Centro de Inovação do Senac RJ

A Cápsula – Centro de Inovação do Senac RJ funciona como um Hub de Inovação, um ambiente catalisador de ideias e projetos voltados à transformação dos setores do comércio, serviços, turismo e economia criativa. Com atuação orientada por princípios de cocriação, colaboração e experimentação, a Cápsula promove a convergência entre o conhecimento técnico, a prática criativa e as necessidades reais do mercado. A iniciativa promove palestras, workshops, experiências de aprendizado inovadoras, além de consultorias e atendimento para profissionais e empresas, possibilitando a experimentação de tecnologias e o desenvolvimento de produtos, projetos e novos serviços.

Serviço | Exposição Todas as histórias se perdem – Palavras do Passado:

Data: até 01 de fevereiro

Local: Ilha Fiscal – Orla Conde (Boulevard Olímpico), s/n, Praça XV

Visitação: Quinta a domingo, com saídas regulares nos horários de 12h45, 14h15 e 15h30.

Informações sobre ingressos: https://www.marinha.mil.br/dphdm/ilha-fiscal

Visitação para grupos especiais: inspira@abstratoazul.com.br

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore