Miniaturas ficam disponíveis durante a exposição Todas as histórias se perdem – Palavras do Passado, até o dia 1 de fevereiro
Objetos táteis impressos pelo Laboratório da Cápsula – Centro de Inovação do Senac RJ, no Centro do Rio, permitem que visitantes com deficiência visual conheçam a Ilha Fiscal, um dos maiores patrimônios do Rio de Janeiro. As miniaturas fazem parte do acervo da exposição Todas as histórias se perdem – Palavras do Passado, que até o dia 1 de fevereiro. As informações sobre ingressos estão disponíveis no link https://www.marinha.mil.br/dphdm/ilha-fiscal. Grupos com necessidades especiais podem agendar visita pelo e-mail inspira@abstratoazul.com.br
Foram desenvolvidos no laboratório 5 objetos táteis utilizando diferentes tecnologias como escaneamento, modelagem 3D e impressão 3D: a fachada da Ilha Fiscal; o busto C. Paula Barros (1894–1955), parceiro de Carlos Gomes na assinatura das versões brasileiras das óperas O Guaraní e O Escravo, encenadas no Theatro Municipal, em 1935; e 3 objetos que traduzem com volumetria as ilustrações que ele fez para a ópera do O Guarani. As obras foram idealizadas pela artista visual Mary Dutra, bisneta do escritor e poeta.
Com curadoria de Fernanda Deminicis, Capitã-Tenente da Marinha do Brasil e doutora em História, a mostra contou também com a consultoria de acessibilidade do Marcos Lima (@historiasdecego), que acompanhou o desenvolvimento das ações desde o início e auxiliou nas escolhas que tornaram a mostra mais acolhedora para diferentes públicos.
Entre os outros recursos disponíveis estão: textos em fonte ampliada, posicionamento acessível dos painéis, audiodescrição do espaço e das instalações, objetos táteis — incluindo a fachada da própria Ilha Fiscal — e materiais sonoros e digitais que ampliam o acesso à experiência. As audiodescrições também podem ser acessadas pelo canal do realizador da exposição: Abstrato Azul, no YouTube.
Sobre Cápsula – Centro de Inovação do Senac RJ
A Cápsula – Centro de Inovação do Senac RJ funciona como um Hub de Inovação, um ambiente catalisador de ideias e projetos voltados à transformação dos setores do comércio, serviços, turismo e economia criativa. Com atuação orientada por princípios de cocriação, colaboração e experimentação, a Cápsula promove a convergência entre o conhecimento técnico, a prática criativa e as necessidades reais do mercado. A iniciativa promove palestras, workshops, experiências de aprendizado inovadoras, além de consultorias e atendimento para profissionais e empresas, possibilitando a experimentação de tecnologias e o desenvolvimento de produtos, projetos e novos serviços.
Serviço | Exposição Todas as histórias se perdem – Palavras do Passado:
Data: até 01 de fevereiro
Local: Ilha Fiscal – Orla Conde (Boulevard Olímpico), s/n, Praça XV
Visitação: Quinta a domingo, com saídas regulares nos horários de 12h45, 14h15 e 15h30.
Informações sobre ingressos: https://www.marinha.mil.br/dphdm/ilha-fiscal
Visitação para grupos especiais: inspira@abstratoazul.com.br






