Inscrições abertas para o II Congresso Brasileiro Saúde em Libras de 30/11 a 2/12

Mostrar para a sociedade a importância, cada vez maior e urgente, da disseminação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o dia a dia da população surda e dos ouvintes. É com este propósito principal que será realizado o II Congresso Brasileiro Saúde em Libras, cujo tema é “Libras em Toda Sociedade”. O evento, promovido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), acontecerá de 30 de novembro a 2 de dezembro, no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro/BA. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por todas as pessoas interessadas na área.

As inscrições para o evento devem ser realizadas pelo site. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 70,00 a R$ 160,00, a depender da categoria do participante. A programação terá palestras, rodas de conversas, minicursos e apresentação de trabalhos acadêmicos. Também será realizado durante o evento o 1º Prêmio Brasileiro Saúde em Libras, criado para reconhecer e dar visibilidade às iniciativas que serão apresentadas como trabalhos acadêmicos e sociais.

O congresso também visa divulgar e consolidar a perspectiva de atuação profissional Saúde em Libras, que é voltada para atender a especificidade linguística da comunidade surda, principalmente na área da saúde, mas que engloba todas as áreas da vida cotidiana. Especialistas da área de inclusão de diversas instituições do Brasil e do exterior serão palestrantes no congresso, que discutirá questões relativas à saúde da pessoa surda, nos âmbitos físico, mental e social, contribuindo também para fomentar a cultura surda e a Língua Brasileira de Sinais.

Entre os palestrantes convidados destaca-se a professora Dolors Rodríguez-Martín, da Universidade de Barcelona, que é enfermeira, antropóloga e doutora em Antropologia Social e Cultural. Suas áreas de interesse de pesquisa são a área da deficiência, focada especialmente na Comunidade Surda, com experiência de mais de 20 anos e foco em aspectos culturais e identitários e no acesso ao sistema de saúde. A programação detalhada e o perfil dos palestrantes do evento estão disponíveis no site do congresso.

A coordenadora do NAI, Karla Daniele Maciel Luz, ressalta que esta edição do congresso também adota a perspectiva “Child Friendly”, que visa acolher bem as crianças que comparecerem ao evento acompanhando os participantes. Para este público, o congresso irá disponibilizar o Espaço Libras Kids, que terá brinquedos infláveis, tendas, materiais para oficinas e brincadeiras envolvendo a Libras. É necessária a inscrição prévia da criança que irá participar do evento. Mais informações podem ser acessadas no site. Durante o evento, também será realizada a Feira Sertão, que contará com a presença de artesãos locais e reunirá produtos da culinária nordestina e artesanato em geral.

A primeira edição do Congresso Brasileiro Saúde em Libras foi realizada em 2018, com o intuito de expandir a perspectiva Saúde em Libras desenvolvida pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Univasf e que propõe a atuação profissional voltada à comunidade surda e à sua especificidade linguística.

Mais detalhes sobre o congresso estão disponíveis no site e no Instagram do evento.

https://2saudeemlibras.com.br/programacao

Fonte: https://portais.univasf.edu.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore