Instituto Jô Clemente e São Paulo Futebol Clube lançam kit sensorial


Instituto receberá 10% dos royalties da venda da linha de produtos sensoriais que o clube lança este mês; os objetos transmitem conforto e têm efeito calmante

O São Paulo Futebol Clube lançará uma linha licenciada de produtos sensoriais para pessoas com deficiência intelectual em abril, mês em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Iniciativa será pioneira entre os clubes de todo o mundo. O Instituto Jô Clemente (IJC), organização que há mais de 63 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, além de ser referência no Teste do Pezinho no Brasil com o maior laboratório em número de exames, é parceiro do clube desde 2023 e será beneficiado com 10% dos royalties da venda da nova linha de produtos.

A linha é composta por sete itens: um Cordão de Girassol que identifica pessoas com deficiências ocultas; um kit sensorial que vem em uma bolsa do clube com abafador que reduz o som do estádio, óculos que reduz a iluminação, spinner e trava dedos que ajudam a acalmar e focar, e um folder explicativo, importante para os casos de crianças não-verbais; uma plataforma elástica e um casulo elástico que ajudam na manutenção do equilíbrio e na consciência corporal, recomendado por terapeutas ocupacionais para ter em casa; e três objetos ponderados, ou seja, que proporcionam efeito calmante e sensação de leve pressão: uma almofada em formato de bola, outra no formato do escudo do São Paulo, e um cobertor. A pressão regulada alivia os movimentos involuntários, ansiedade, estresse e problemas de sono.

O Cordão de Girassol é reconhecido por lei na identificação de pessoas com deficiências ocultas – como o autismo. Para isso, foi estabelecida uma parceria com a Hidden Disabilities Sunflower, organização social global que possui patente sobre o cordão e defende uma atuação focada em promover o acolhimento de pessoas com deficiências ocultas, já tendo estabelecido parcerias com o Chelsea FC, Liverpool FC e diversos aeroportos ao redor do mundo.

Hidden Disabilities Sunflower promoverá um treinamento online aos colaboradores do São Paulo FC com o objetivo da conscientização e do atendimento inclusivo em suas instalações. Com isso, será o primeiro clube da América Latina a ser certificado globalmente pela empresa no apoio a pessoas com deficiências e condições ocultas. Dessa forma, o uso do cordão permitirá que os colaboradores do São Paulo FC identifiquem facilmente àqueles que possam precisar de assistência extra.

Além disso, em parceria com a Ademicon, patrocinadora do Tricolor, serão disponibilizados gratuitamente os Cordões de Girassol personalizados do clube. Os itens terão estoque limitado e poderão ser retirados no MorumBIS e nas lojas SAO por pessoas com deficiências e/ou condições ocultas. A retirada também pode ser feita pelos responsáveis legais, desde que a pessoa com direito ao Cordão esteja presente no local.

Todos os produtos da nova linha foram desenvolvidos em parceria com a Spider P&E, empresa especializada na elaboração de equipamentos para integração sensorial e na concepção de ambientes de acomodação e regulação. O São Paulo e a Spider já têm histórico de parceria com o desenvolvimento instalação da Sala TEA + Tricolor localizada no MorumBIS.

Por fim, em abril, será realizada uma ação na primeira partida do Campeonato Brasileiro do ano no MorumBIS em que haverá a entrada dos atletas com crianças autistas utilizando o Cordão de Girassol e o abafador licenciado do clube, visando propagar a importância da identificação do cordão para um melhor acolhimento dessas pessoas na sociedade.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore