Jovens criam soluções para ampliar autonomia e inclusão

Jovens criam soluções para ampliar autonomia e inclusão

Estudantes do Instituto Mauá de Tecnologia desenvolveram projetos que unem engenharia, design e inovação na promoção de acessibilidade, aprendizado e independência

Pensando em soluções que promovem inclusão social e melhorias para a sociedade, estudantes do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) criaram projetos que unem inovação, empatia e tecnologia para promover autonomia e inclusão para pessoas com deficiência e comunidades vulneráveis. Os futuros engenheiros e designers desenvolveram dispositivos e sistemas que ampliam o acesso, a mobilidade e o aprendizado de pessoas com deficiência e de comunidades em situação de vulnerabilidade. Conheça as soluções:
 

Dispositivo modular para assistência de deficientes visuais

O dispositivo, desenvolvido por alunos de Engenharia de Controle e Automação, propõe uma tecnologia portátil e de baixo custo, composta por módulos que podem ser acoplados a óculos ou roupas. O sistema integra sensores de proximidade e IA embarcada, emitindo alertas sonoros e vibratórios que auxiliam na locomoção e na interação com o ambiente.

Jogo Inclusivo para Pessoas com Deficiência Visual 

O projeto, desenvolvido pelos alunos do curso de Ciência da Computação, usa o som como principal canal de interação. A dinâmica envolve dois jogadores, um atuando como guia e outro como participante, promovendo cooperação e igualdade de experiência entre pessoas com e sem deficiência visual. O objetivo é mostrar que a acessibilidade não precisa ser uma adaptação, mas sim um ponto de partida para o design de jogos verdadeiramente inclusivos.

Design com meio de musicalização sustentável em comunidades vulneráveis 

O eixo da inclusão se estende também à cultura e à educação. O projeto “Design com meio de musicalização sustentável em comunidades vulneráveis”, desenvolvido por alunos de Design, leva instrumentos musicais produzidos com materiais recicláveis a regiões de baixa renda. Além de incentivar a sustentabilidade, a iniciativa promove autonomia criativa, aprendizado coletivo e fortalecimento de laços comunitários, transformando o design em ferramentas. Além de incentivar a sustentabilidade, a iniciativa promove autonomia criativa, aprendizado coletivo e fortalecimento de laços comunitários, transformando o design em ferramenta de transformação social. 

Essas e mais soluções foram apresentados na Eureka 2025, exposição anual dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos formandos de Engenharia, Administração, Design, Ciências da Computação e Sistemas de Informação. A mostra reuniu mais de 120 projetos inovadores, todos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e é gratuita e aberta ao público.
 

“Os projetos traduzem o espírito da Mauá, tecnologia com propósito. Eles mostram que a inclusão não é apenas um tema, mas uma prática que atravessa todas as áreas do conhecimento. Cada solução aqui apresentada é um convite para enxergar a inovação de forma mais humana e acessível. Além disso, a Eureka reforça o papel do IMT, como espaço de aprendizagem transformadora, onde engenharia, design e ciência se unem para quebrar barreiras e ampliar oportunidades”, a professora Alessandra Dutra Coelho, coordenadora da Eureka.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia – IMT 

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) é uma instituição privada com mais de 60 anos e que atua com espírito público, comprometida com a excelência em pesquisa, ensino e extensão, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil. Com campi em São Caetano do Sul e São Paulo, oferece 16 cursos de graduação em três áreas do conhecimento, apoiados por mais de 100 laboratórios de alta tecnologia. Na pós-graduação, capacita profissionais em engenharia, tecnologia e gestão, utilizando a mesma infraestrutura avançada.

Ao lado da extensão (desde 2021, quando ela se tornou obrigatória), a interação com o mercado e a indústria, por meio de pesquisas e prestação de serviços, contribui para a formação profissional de cerca de 3.000 alunos de graduação e pós-graduação. Seu corpo docente é composto por 65% de doutores e 35% de mestres.

O IMT é reconhecido como a melhor instituição particular de Engenharia do Brasil e está entre as Top 5 entre todas as instituições de Engenharia do País, em avaliações nacionais realizadas pelo ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e CPC (Conceito Preliminar de Curso). Com acreditações e parcerias internacionais, o IMT já formou mais de 22 mil profissionais que se destacam no mercado, empreendem e ocupam posições de liderança em diversas áreas.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore