Maior festival de acessibilidade da América Latina anuncia edição com tema “Inovação com propósito, inclusão com impacto”

Maior festival de acessibilidade da América Latina anuncia edição com tema “Inovação com propósito, inclusão com impacto”

Com patrocínio de Google, Claro, Itaú e Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas (SECTI-AL), a 8ª edição do Link Festival, promovido pela Hand Talk, traz discussões sobre a inclusão no ambiente digital em empresas

Realizado pela Hand Talk, startup pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital, o Link Festival  chega à sua 8ª edição com o tema “Inovação com propósito, inclusão com impacto”. Patrocinado por grandes nomes como Google, Claro, Itaú e da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas (SECTI-AL), o evento acontece nos dias 7 e 8 de agosto, na Tokio Marine Hall, em São Paulo (SP), com transmissão online e gratuita.  As inscrições podem ser feitas pelo site oficial.

Reconhecido como o maior festival de acessibilidade digital da América Latina, o evento reúne especialistas nacionais e internacionais no tema, empresas com seus cases de sucesso, pessoas com deficiência como protagonistas e público em geral para debater avanços, desafios e oportunidades para a inclusão no ambiente digital. Nesta edição, o objetivo é  ampliar o diálogo ao destacar a acessibilidade como uma estratégia de negócio capaz de gerar impacto social positivo.

“Queremos mostrar que acessibilidade é uma oportunidade de inovação e um caminho para gerar valor para todos. Mais do que cumprir uma obrigação, é sobre criar experiências mais humanas e inclusivas. Ter companhias relevantes de diferentes mercados nos patrocinando dá ainda mais incentivo em seguir este objetivo, e nos faz acreditar em um futuro acessível para todos”, afirma Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk.

Grandes marcas já confirmaram participação como patrocinadoras. O Google renova apoio pelo terceiro ano consecutivo e contará com estande próprio no evento. A Claro oferecerá um espaço de descanso com pufes e estações de carregamento, além de realizar a transmissão ao vivo do evento pela Claro TV. O Itaú, por sua vez, estreia como patrocinador Gold reforçando o compromisso com iniciativas de impacto social, já a SECTI Alagoas participará mais um ano com ativações institucionais. 

A programação inclui painéis, workshops, apresentações artísticas e a entrega do tradicional Prêmio Líderes de Acessibilidade, que reconhece iniciativas transformadoras para pessoas com deficiência. Toda a estrutura do evento será acessível, com tradução em Libras, audiodescrição, legendas em tempo real e adaptação arquitetônica — para o público presencial e para quem acompanhar a transmissão ao vivo.

O espaço contará ainda com áreas de convivência, sala de imprensa e ambientes projetados para fomentar experiências inclusivas e conexões entre os participantes. Empresas interessadas em patrocinar a edição ainda podem adquirir cotas, que oferecem diversas oportunidades de visibilidade e engajamento com público qualificado. Mais informações em: https://linkfestival.me/quero-patrocinar.

Desafios da acessibilidade digital no Brasil

O Link Festival ganha ainda mais relevância diante do recente Panorama de Acessibilidade Digital, estudo elaborado pela Hand Talk em parceria com o instituto Opinion Box. O levantamento mostra que mais da metade das pessoas com deficiência enfrenta dificuldades para acessar conteúdos na internet, e apenas 39% consideram que os sites atendem às suas necessidades. Embora 49% das empresas afirmem ter iniciativas de acessibilidade, barreiras internas como resistência e falta de conhecimento técnico permanecem significativas. Além disso, apesar de 42% dos entrevistados perceberem aumento em vagas afirmativas, a escassez de recursos digitais acessíveis compromete a inclusão efetiva.

Para Tenório, a acessibilidade deve ser central na estratégia das empresas: “A acessibilidade digital não pode ser vista como um ‘extra’, mas sim como uma base estratégica. Investir em tecnologia, capacitar profissionais e promover uma mudança de mentalidade são ações fundamentais para construir um ambiente digital verdadeiramente inclusivo.

Sobre a Hand Talk

A Hand Talk é uma empresa que ajuda a quebrar a barreira de comunicação por meio da tecnologia. Há mais de 12 anos no mercado, apresenta duas soluções centrais: o Hand Talk Plugin, solução de acessibilidade para sites de empresas que conta com diversos recursos assistivos, e o Hand Talk App, aplicativo para pessoas interessadas em aprender e traduzir palavras na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua de Sinais Americana (ASL). É premiada internacionalmente como Melhor Aplicativo Social pela Organização das Nações Unidas (ONU), Solução mais Inovadora do Mundo pela Gifted Citizen, uma das startups mais inovadoras da América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e startup mais inovadora do Brasil pelo Rio Info. É pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade e, em 2024, atingiu a marca de 3,3 bilhões de palavras traduzidas. Companhias como Chevrolet, Hershey’s, LG, Sodexo, Samsung e PwC são parte da carteira de clientes da startup. Em 2025, foi adquirida pela Sorenson, líder global em soluções de comunicação para pessoas surdas e com deficiência auditiva e uma das maiores empresas de tradução do mundo.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore