As pessoas com deficiência estão transformando as sociedades — liderando a inovação, influenciando políticas e mobilizando-se pela justiça. No entanto, muitas vezes, lhes é negado um lugar na mesa de tomada de decisões.
- Por António Guterres – Secretário-geral da ONU
A Declaração Política de Doha, adotada na Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social do mês passado, reafirma uma verdade fundamental: não pode haver desenvolvimento sustentável sem a inclusão das pessoas com deficiência.
As pessoas com deficiência impulsionam o progresso que beneficia a todas e todos nós. Sua liderança melhorou a preparação para desastres, expandiu a educação e o emprego inclusivos e garantiu que as respostas humanitárias chegassem às pessoas em maior risco.
Muitas inovações que moldam nossa vida cotidiana — desde mensagens de texto até tecnologia ativada por voz — começaram como soluções desenvolvidas por e para pessoas com deficiência.
No entanto, as barreiras sistêmicas persistem: a discriminação, a pobreza e os serviços inacessíveis continuam a limitar a participação de mais de um bilhão de pessoas com deficiência em todo o mundo.
Neste Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, vamos nos comprometer a trabalhar lado a lado com as pessoas com deficiência em toda a sua diversidade, como parceiros iguais.
“Quando a inclusão é real, todas as pessoas se beneficiam. Juntas e juntos, podemos construir sociedades mais acessíveis e resilientes, onde todas as pessoas possam prosperar“





