No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, Instituto Olga Kos reforça que inclusão não é um favor, mas um direito

Data é celebrada no próximo dia 21 de setembro e chama a atenção para a situação de quase 9% da população brasileira, segundo dados do IBGE

No próximo dia 21 de setembro, o Brasil celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações por cidadania e participação plena em igualdade de condições.

Instituída pela Lei nº 11.133/2005, a data nasceu da mobilização do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e tem como objetivo promover a reflexão sobre a inclusão social, a acessibilidade e o respeito às diferenças. Além disso, a data inspirou avanços importantes, como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), que trouxe novos horizontes para a garantia de direitos.

“O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é um lembrete de que inclusão não é um favor, mas um direito. Precisamos garantir que cada indivíduo tenha acesso a espaços que valorizem suas capacidades. Quando oferecemos oportunidades reais, contribuímos para uma sociedade mais diversa, solidária e inovadora”, afirma Olga Kos, vice-presidente do instituto homônimo.

Segundo dados do censo do IBGE de 2022, o Brasil tinha 18,6 milhões de pessoas com deficiência, cerca de 8,9% da população. Portanto, ainda hoje, milhares de pessoas com deficiência enfrentam barreiras atitudinais, arquitetônicas, comunicacionais e sociais que limitam suas oportunidades de estudo, trabalho, lazer e participação cidadã. Derrubar essas barreiras é essencial para que cada indivíduo possa expressar seu potencial e contribuir para uma sociedade mais justa, plural e rica em talentos.

“O Instituto já impactou milhares de vidas por meio do esporte e da cultura, e acredita que a verdadeira inclusão acontece quando todos têm a chance de estar onde desejam e de realizar seus sonhos sem limitações impostas pelo olhar do outro”, reforça Olga Kos.

Ainda na opinião da vice-presidente do Instituto, datas como a de 21 de setembro servem, ao mesmo tempo, para reforçar que a luta ainda está longe de terminar e de incentivo para que todos assumam o compromisso de continuar buscando uma sociedade mais inclusiva: “Algumas conquistas foram alcançadas, porém, ainda há muito o que se fazer para que todos possam participar de forma plena e digna, com talentos e vozes integralmente reconhecidos. Anualmente, se faz essa conscientização e verdadeiro convite para que cada vez mais pessoas possam abraçar essa causa que é de todos, afinal, uma sociedade plural se constrói com a atuação de todos”, finaliza Olga Kos.

Sobre o Instituto Olga Kos

Fundado há 18 anos, é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Desenvolve projetos artísticos, esportivos e científicos para atender, crianças, jovens, idosos e adultos com deficiência e abre espaço para pessoas em situação de vulnerabilidade social, proporcionando trocas de experiências e inclusão.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore