Perícia médica do IMESC para PcD/IPVA em 4 minutos. Laudo para avaliação tem 11 páginas

No mundo das Fake News a manchete pode parecer algo impossível de acontecer, mas o Diário PcD (link abaixo) mostra que uma das clínicas homologadas pelo IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia está agendando perícias médicas em pessoas com deficiência que buscam a isenção do IPVA a cada 4 (quatro) minutos.

A confirmação foi feita na tarde desta terça-feira, 31, no próprio site do órgão, que está responsável em fazer a avaliação – de acordo com um Modelo de Avaliação Biopsicossocial, que possui um laudo de 11 (onze) páginas.

A perícia, de acordo com o que prevê as atuais regras paulistas, precisa ser feita por um médico e também por um outro profissional da área da saúde.

O estado tem em torno de 42 mil pessoas que estão obrigadas a passar por essa nova avaliação, antes de ter confirmada a isenção do imposto para 2022 e 2023.

O agendamento precisa ser feito, obrigatoriamente, até o dia 28 de fevereiro. Não existe previsão limite de data para a perícia. Mas até lá a cobrança deveria ficar suspensa, até o resultado da avaliação. Depois disso – se INDEFERIDO, o contribuinte terá 30 dias para pagar o imposto, sem acréscimos legais.

Donizete José Inoque é um dos casos que demonstra a falta de estrutura do IMESC para a realização das perícias. Através do Diário PcD ele fez um apelo ao Governador Tarcísio de Freitas. “Senhor Governador Tarcísio de Freitas. Sou pessoa com deficiência física. Perdi a perna esquerda em um acidente de moto em 2006. Comprei meu primeiro carro em 2008 e estou  isento de IPVA desde então.  Mas na gestão de João Dória retiraram a isenção em 2021 e 2022. No ano passado vendi meu carro e consegui comprar outro. Mas não me devolverão a isenção de IPVA. Por favor senhor governador, o governo já tem todos os meus dados no sistema, inclusive com meu laudo do Detran que utilizei para conseguir comprar o carro com isenção de ICMS e IPI. É só usar esses documentos. Agora vou ter que passar por uma perícia Imesc só para comprovar se não cresceu minha perna 🦵amputada”. Ele reside na cidade de Amparo e terá que fazer a perícia em Sorocaba. Precisará viajar mais de 300km para provar que permanece com a amputação de perna.

Nesta terça-feira, 31, a Rádio Bandeirantes repercutiu o assunto. De acordo com matéria publicada no portal de notícias, “o governo de São Paulo admite dificuldades para ampliar o atendimento de pessoas com deficiência com direito à isenção do IPVA. O problema é que a distribuição é muito restrita. As 17 clínicas credenciadas para a realização do exame ficam em 12 cidades, ou seja, a cobertura não chega a 2% do estado”.

Em nota à RB, o Imesc diz que trabalha para ampliar as clínicas credenciadas e que conta com apoio do Detran para disponibilizar a rede de atendimento já aprovada para outros serviços.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore