Pessoas com Deficiência e Desastres Climáticos Extremos

Pessoas com Deficiência e Desastres Climáticos Extremos

OPINIÃO

  • * Por Marta Gil

Enchentes no Rio Grande do Sul, seca nos rios amazônicos, incêndio no Pantanal… a natureza brasileira, em 2024, foi pródiga em eventos extremos, com os quais jamais havíamos sonhado.

Como receber o impacto dessas notícias sobre aquela que é celebrada como “mãe gentil” em nosso Hino Nacional e louvada como “terra abençoada por Deus e bonita por natureza”, na música popular?

Ficamos atônitos: as advertências feitas por especialistas sobre o buraco na camada de ozônio e alterações climáticas, por anos, aparentemente não surtiram efeito. Não nos preparamos. Afinal, no fim dá tudo certo… e se ainda não deu, é porque não chegamos lá.

Porém…aconteceram e afetaram de modo desproporcionalmente mais intenso as pessoas em situação de maior vulnerabilidade: dentre elas, as Pessoas com Deficiência.

Essa constatação me mobilizou fortemente. Foi justamente nesse momento que, Luciano Amato me convidou para escrever um capítulo para o terceiro volume da coletânea “Diversidade e Inclusão e suas dimensões”. Minha alegria foi ainda maior quando Luciano concordou com a proposta de abordar esse tema. Convidei Jorge Amaro de Souza Borges para dividir a escrita, dado seu amplo conhecimento.

É o primeiro texto sobre esse assunto.

O lançamento foi dia 28 de março, no SESC Vila Mariana, em evento concorrido, com a presença da maioria dos 53 coautores.

Em suas 336 páginas, traz boas práticas sobre o segmento LGBT+, refugiados, raça/etnia, comunicação inclusiva, empatia, vieses inconscientes, compliance, com prefácio de Ana Paula Padrão.

Nosso artigo aborda a interação entre a condição de pobreza, exclusão social e a condição de deficiência, do ponto de vista da interseccionalidade pois, como escreveu Ciça Cordeiro, “Pessoas com Deficiência estão representadas em todos os marcadores identitários”.

Ao final: alertamos: “O futuro da gestão de desastres e da adaptação às mudanças climáticas passa necessariamente pela inclusão das Pessoas com Deficiência. Essa tese é inegociável. Vamos juntos construir um futuro mais acessível e inclusivo, que não seja mais do mesmo?

Editora Labrador, 2025, org. Luciano Amato, 336 p.

  • Marta Gil é é Socióloga, Fundadora e Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas; consultora para empresas e órgãos públicos, palestrante em eventos nacionais e internacionais, produtora de conteúdo

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore