Influenciador tem o nome cogitado após a exoneração de Anna Paula Feminella da Secretaria Nacional das Pessoas com Deficiência.
Assim como o o Diário PcD vem divulgando desde a última segunda-feira, 5, a saída de Anna Paula Feminella da Secretaria Nacional dos Direitos Pessoas com Deficiência iniciou um período de especulação sobre o sucessor, que deve ser nomeado por Macaé Evaristo, Ministra dos Direitos Humanos e Cidadania – com o aval do Palácio do Planalto.
O Diário PcD confirmou que nos bastidores ganha força a indicação de Ivan Baron para o cargo. Formado em pedagogia, ele possui paralisia cerebral decorrente de uma meningite viral que contraiu aos 3 anos de idade, em razão de uma intoxicação alimentar. O influencer é ativista pela causa das pessoas com deficiência, e teve sua imagem divulgada em todo o mundo, ao subir a rampa do Palácio do Planalto na posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em janeiro de 2023.
Na solenidade de posse, usou um terno branco que trazia estampadas frases anticapacitistas como “pare de nos excluir”, “acolher quem é desacreditado”.
“Tento passar para as pessoas diariamente que eu não sou apenas esse rótulo. Quem já me seguia e me acompanhava antes da posse sabe do meu histórico na internet e que sou um sujeito de muitas possibilidades. Aquela subida da rampa me deu mais força ainda para que a minha mensagem chegasse para mais pessoas”, afirmou Baron.
Com mais de 540 mil seguidores apenas no Instagram, em suas publicações aborda o universo da pessoa com deficiência, e a inclusão de maneira didática e divertida. “Sou uma pessoa com deficiência conquistando espaços de visibilidade a cada dia. Antes eu era uma pessoa mais discreta, não tinha seguidores nem um público por quem eu era responsável. Hoje, tenho ciência de que existem pessoas que curtem meu trabalho e de toda a história que eu construí por meio dos meus conteúdos informativos e educativos”, afirma Baron.
Embora tenha participado da cerimônia de posse do presidente, ao longo de 2024, Baron criticou Lula, afirmando que a gestão estaria burocratizando e dificultando o acesso ao BPC – Benefício da Prestação Continuada.
Pré-Candidato
Ivan Baron anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual pelo Rio Grande do Norte, pelo Partido Verde (PV). Segundo ele, o estado nunca elegeu um parlamentar estadual com deficiência, revelando a permanência do capacitismo estrutural na política brasileira.
Especulação pela nomeação
A possibilidade de Ivan Baron assumir o cargo gera expectativa. Embora não tenha havido um anúncio formal, ele admitiu ao Diário PcD o que vem sendo debatido nos bastidores da capital federal.
Em nota oficial, sua assessoria informou que seu nome circulou nos corredores do Palácio do Planalto e “me surpreendeu positivamente essa possibilidade. Até fui procurado por lideranças do movimento, mas nada oficial por parte do Gabinete da Ministra Macaé”.
A transição na Secretaria Nacional das Pessoas com Deficiência acontece em um momento delicado, já que os ocupantes de cargos no Poder Executivo – e candidatos às eleições de 2026, precisam se desimcopatibilizar das funções.





