Podcast ressalta a importância do Teste do Pezinho para a saúde e qualidade de vida dos bebês

Iniciativa promovida pelo Instituto Jô Clemente (IJC) integra a Campanha Junho Lilás e traz convidados – nunca antes juntos – do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM), além de especialistas do Instituto

Já está no ar a edição especial do podcast realizado pelo Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, sobre a importância do Teste do Pezinho na saúde e qualidade de vida dos recém-nascidos.

Disponível para acesso no canal do IJC nas plataformas do Youtube e Spotify, a iniciativa conta com a participação da Dra. Joice Aragão de Jesus, Coordenadora-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde; Dr. Carlos Eduardo Gouvêa, da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM) e Presidente da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL); Dr. Charles Schmidt, consultor médico sênior do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Jô Clemente (IJC) e Dra. Vanessa Romanelli, doutora em Genética e supervisora do Laboratório de Biologia Molecular do IJC.
 

O bate-papo mediado pela Dra. Vanessa Romanelli, traz informações e dados atuais sobre a Triagem Neonatal em todo o país, além de explicar a diferença entre as modalidades do teste disponíveis para a população e as novidades no setor, como a pesquisa pioneira liderada pelo Instituto para identificação de Atrofia Muscular Espinhal (AME-5q) por meio do Teste do Pezinho que já identificou cinco casos nos mais de 70 mil recém-nascidos triados até o momento.
 

O podcast faz parte da oitava edição da Campanha Junho Lilás promovida pelo IJC. Intitulada “A jornada da vida começa pelos pés. Faça o Teste do Pezinho e seja medalhista de ouro nessa maratona de cuidados!”, ela tem como objetivo informar e conscientizar o poder público e a sociedade civil sobre a importância do Teste do Pezinho em recém-nascidos. O exame pode identificar doenças graves e raras que se diagnosticadas precocemente, podem ser tratadas, prevenir sequelas, além de reduzir custos com tratamentos, internações e acompanhamentos de pacientes nos sistemas de saúde público e privado.

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)
 

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 63 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, além de apoiar a sua Inclusão Social e a Defesa de Direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.
 

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras. É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a Deficiência Intelectual se não tratadas corretamente.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore