Portaria prevê retomada do Crédito Acessibilidade no Banco do Brasil e Caixa Federal

Publicação ocorreu no início da semana e prevê a retomada das linhas de Crédito Acessibilidade, que estavam suspensas desde julho deste ano.

O Diário PcD teve acesso e traz com exclusividade a informação OFICIAL sobre a retomada da Linha de Crédito BB Acessibilidade, que estava suspensa desde julho deste ano. Após a suspensão, o Diário PcD fez a denúncia de que a vigência da Portaria tinha seu prazo expirado e as autoridades do Governo Federal chegaram a admitir que não havia previsão para a retomada. Posteriormente, o Ministério da Fazenda admitiu que ainda em outubro seria retomada a linha, fato que não ocorreu.

A ANAPcD – Associação Nacional de Apoio às Pessoas com Deficiência e a Senadora Mara Gabrilli cobraram oficial o Governo Federal sobre a suspensão da linha, que impediu o prosseguimento de inúmeros processos que tramitavam nas instituições bancárias.

A portaria vigente, “autoriza o pagamento de equalização de taxas de juros em operações de financiamento para a aquisição, por pessoa física, de bens e serviços de tecnologia assistiva destinados a pessoas com deficiência“.

A Linha de Crédito tem validade até 30 de setembro de 2025, entretanto pode ser suspensa a qualquer momento, de acordo com algumas condições, como, por exemplo, até mesmo orçamento próprio para a movimentação.

As taxas de juros para o correntista são de

a) seis por cento ao ano, para mutuários com renda mensal de até cinco salários mínimos; e

b) sete inteiros e cinco décimos por cento ao ano, para mutuários com renda mensal acima de cinco salários mínimos e até dez salários mínimos.

A linha de crédito pode ser parcelada em até 60 (sessenta) meses.

Preocupação com agências

Uma das maiores preocupações da ANAPcD – Associação Nacional de Apoio às Pessoas com Deficiência e de empresários do setor é a lentidão para que a informação da retomada da linha de crédito esteja disponível nas agências.

Para Abrão Dib, presidente da entidade, “agora será essa a nossa dificuldade. Tudo é muito lento. Alguns funcionários demonstram total falta de vontade de obter as informações atualizadas e dar celeridade aos processos. Quem compra um equipamento de Tecnologia Assistiva, por exemplo, é porque está precisando e não pode ficar por semanas aguardando a burocracia interna dos agências”.

A atual portaria tem vigência imediata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore