Romeu: IA especializada na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Romeu: IA especializada na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Desenvolvido pela Egalite, o agente virtual Romeu esclarece dúvidas sobre legislação, acessibilidade, cultura inclusiva e adaptações no ambiente corporativo

A Egalite, startup que promove a conexão e capacitação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, anuncia o Romeu, agente virtual especializado na inclusão de PcDs no ambiente corporativo. A inteligência artificial generativa foi desenvolvida para apoiar profissionais de recursos humanos e gestores com esclarecimentos sobre temas relacionados a esse grupo e incluem legislação (Lei de Cotas e Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), acessibilidade, cultura inclusiva e adaptações necessárias para cada tipo de deficiência. 

Atuando como consultor virtual em tempo real, o Romeu oferece orientações práticas e fundamentadas nos marcos legais e em práticas inclusivas. “A tecnologia é um canal de suporte contínuo para lideranças e recrutadores, contribuindo na prevenção de erros de abordagem e numa melhor comunicação com candidatos e colaboradores com deficiência. O agente consulta a base de dados da Egalite, que tem mais de 15 anos de experiência no mercado, garantindo que a inclusão seja não apenas um requisito legal, mas um diferencial estratégico”, afirma Guilherme Braga, CEO da startup.

O executivo revela que a criação da plataforma é uma resposta a esse conjunto de desafios recorrentes no ambiente corporativo e nos processos de seleção, identificados ao longo dos 15 anos de atuação da Egalite. “Muitas empresas e equipes de RH manifestam dificuldade em acessar informações claras, objetivas e confiáveis sobre legislação, acessibilidade e melhores práticas, especialmente em momentos delicados no dia a dia. Além disso, também observamos falta de preparo de gestores e recrutadores para lidar com situações específicas, como adaptações no ambiente de trabalho ou uma comunicação adequada”, comenta. 

Guilherme ainda pontua que há um descompasso entre teoria e prática, destacando que treinamentos atuais não sustentam uma mudança cultural e operacional necessária. “Essa falta de preparo cria lacunas que levam a novos erros de abordagem, risco jurídico e oportunidades perdidas na contratação e retenção de talentos. O Romeu surge para preencher esses espaços, oferecendo suporte contínuo, fácil e acessível, capaz de transformar conhecimento especializado em ação prática imediata”, avalia.

IA inclusiva

Para o desenvolvimento da plataforma, foi realizada uma combinação de inteligência artificial, processamento de linguagem natural (PLN) e automação de atendimento. Com isto, é possível integrar o Romeu a diferentes plataformas de trocas de mensagens, como WhatsApp e chats corporativos, bem como a ferramentas de buscas e indexação de conteúdo, módulos de cálculo automatizado, sistemas de registro e gestão de tarefas e infraestrutura em nuvem.

“Após o processo de configuração e integração, o agente é apresentado aos colaboradores e gestores, explicando seus objetivos, funcionalidades e benefícios. O desempenho é acompanhado por meio de monitoramento e relatórios que identificam dúvidas recorrentes, barreiras e oportunidades de melhoria, fortalecendo as ações inclusivas da empresa. Paralelamente, o Romeu passa por um processo contínuo de atualização de conteúdo, incorporando novas informações, alterações na legislação e boas práticas de inclusão, garantindo que a solução se mantenha relevante e eficaz ao longo do tempo”, explica Guilherme. 

Expectativas

A expectativa da empresa é que o Romeu se consolide como referência nacional em atendimento digital inclusivo na seleção de profissionais com deficiência. “Nossa missão é tornar a ferramenta uma aliado estratégico das áreas de RH, compliance, diversidade e liderança, ampliando a cultura inclusiva nas organizações e contribuindo para a redução de barreiras atitudinais, comunicacionais e arquitetônicas. Considerando que o Brasil tem cerca de 18,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que corresponde a 9% da população, estimamos escalar o serviço para uso em redes corporativas de grande abrangência nos próximos meses, e expandindo, a longo prazo, para um alcance internacional, adaptando a realidades locais”, revela o executivo. 

O dado destacado pelo CEO consta na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD): Pessoas com Deficiência 2022, divulgado em 2023 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

Sobre a Inclui PcD

A feira é a maior de empregabilidade para o público com deficiência do mundo e acontece em homenagem ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro. Nas cinco edições do evento foram 35 mil vagas totais. A feira é realizada pela startup especializada na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho Egalite e aposta em conexão, inclusão e capacitação. Assim, o evento é uma ponte entre esses profissionais e as empresas, atribuindo autonomia e protagonismo às pessoas com deficiência. 

Sobre a Egalite:

Startup realizadora da Inclui PcD, a Egalite é especializada na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A empresa atua promovendo conexão, capacitação e inclusão das pessoas com deficiência frente ao mercado de trabalho. A startup já capacitou e empregou mais de 14 mil pessoas em todo país. Em 2022, a startup marcou presença no Ranking Negócios em Expansão, uma parceria entre EXAME, BTG Pactual e PwC Brasil, que reconhece as pequenas e médias empresas que mais expandiram vendas. A HRtech venceu o Zero Project, prêmio austríaco em conjunto com o World Future Council e o European Foundation Center, o World Summit Awards (WSA) promovido pela ONU, em 2019, além de ter sido acelerada pelo Facebook e pela Artemisia na Estação Hack, em 2018. Em 2017, foi a primeira empresa do Brasil premiada no Global Grand Challenges Awards e, no mesmo ano, foi considerada uma das 10 startups mais atrativas do Brasil, de acordo com a 100 Open Startups. 

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore