São Vicente lança Projeto de identificação para pessoas com deficiências invisíveis ou ocultas

Cidade do litoral paulista emitirá Carteira na Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, a partir de 8 de julho

Em São Vicente, litoral paulista, no dia 1º, no Salão Nobre do Paço Municipal, foi oficializado o lançamento da Carteira Municipal da PCD, que consiste no uso de um cordão estilizado com girassóis cujo objetivo é identificar pessoas com deficiências ocultas ou invisíveis.

A carteira funcionará da seguinte forma: caso a pessoa tenha alguma deficiência não aparente, através dessa identificação com o crachá e o cordão de girassol, vários problemas de comunicação serão evitados, seja em uma fila de banco ou um atendimento prioritário. Esse é um método para que os direitos desses cidadãos sejam garantidos.

O secretário dos Direitos Humanos e Cidadania, Jackson Nunes, ressaltou a importância desse recurso. “A carteira terá a validade de cinco anos. Em muitos casos, a pessoa com uma deficiência não aparente sofre preconceito. Então o cordão de girassol nos ajudará também a garantir os direitos para o público com essa deficiência. Serão disponibilizados dois cordões para os autistas. A partir do momento que a gente sabe quem são as pessoas, onde elas estão, quais são as concretizações que envolvem, quais são as deficiências, a gente consegue pensar em políticas públicas”. 

Para ter acesso ao recurso, o cidadão deverá apresentar RG pessoal e RG do responsável (caso o contemplado seja menor de ideia), laudo médico e uma foto 3×4 na sede da Sedhc, no CAM 1 (Rua José Bonifácio, 404 – Centro), a partir de 8 de julho. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore