SEDPcD abre novas turmas de capacitação gratuita sobre acolhimento de mulheres com deficiência vítimas de violência

SEDPcD abre novas turmas de capacitação gratuita sobre acolhimento de mulheres com deficiência vítimas de violência

Formação voltada a profissionais da rede de apoio faz parte do programa TODAS in-Rede; inscrições abrem esta terça-feira (29)

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) abre, nesta terça-feira (29), as inscrições para a segunda e última edição de 2025 do curso “O Atendimento à Mulher com Deficiência Vítima de Violência”. A iniciativa integra o programa TODAS in-Rede e é oferecida pela Escola da Inclusão, eCm parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). 

A qualificação é destinada a profissionais que atuam em serviços de acolhimento e garantia de direitos, como delegados(as), promotores(as), assistentes sociais e demais agentes públicos envolvidos no atendimento às vítimas. Disponibilizadas de forma on-line, acessível e sem custos, as aulas começam em 8 de setembro e se encerram em 8 de novembro. Os usuários que alcançarem 75% de participação serão certificados.

“O curso trata de como a mulher com deficiência que foi ou é vítima de violência deve ser recebida, atendida e acolhida por profissionais da rede proteção da melhor forma possível. É necessário que todos os profissionais saibam como receber e lidar com essas mulheres, fazendo os encaminhamentos necessários e prestando as orientações adequadas”, afirma Caroline Reis, coordenadora do programa TODAS in-Rede.

A formação, conduzida por especialistas, é dividida em quatro módulos com videoaulas, indicação de materiais de apoio e acompanhamento de tutores. Entre os assuntos abordados estão marcadores sociais de gênero e raça, capacitismo, história da mulher com deficiência, tipos de deficiência (intelectual, TEA, auditiva, visual, surdocegueira, física), legislação e tipificação da violência, escuta qualificada, acessibilidade, tecnologias assistivas e comunicação alternativa. As inscrições seguem até 29 de agosto através do link https://apps.univesp.br/sdpd/.

Serviço – Curso “Atendimento à Mulher com Deficiência Vítima de Violência”

Período de inscrições: de 29/07 a 29/08

Período de aulas: de 08/09 a 08/11

Fonte: Comunicação/Imprensa Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore