Formação voltada a profissionais da rede de apoio faz parte do programa TODAS in-Rede; inscrições abrem esta terça-feira (29)
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) abre, nesta terça-feira (29), as inscrições para a segunda e última edição de 2025 do curso “O Atendimento à Mulher com Deficiência Vítima de Violência”. A iniciativa integra o programa TODAS in-Rede e é oferecida pela Escola da Inclusão, eCm parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
A qualificação é destinada a profissionais que atuam em serviços de acolhimento e garantia de direitos, como delegados(as), promotores(as), assistentes sociais e demais agentes públicos envolvidos no atendimento às vítimas. Disponibilizadas de forma on-line, acessível e sem custos, as aulas começam em 8 de setembro e se encerram em 8 de novembro. Os usuários que alcançarem 75% de participação serão certificados.
“O curso trata de como a mulher com deficiência que foi ou é vítima de violência deve ser recebida, atendida e acolhida por profissionais da rede proteção da melhor forma possível. É necessário que todos os profissionais saibam como receber e lidar com essas mulheres, fazendo os encaminhamentos necessários e prestando as orientações adequadas”, afirma Caroline Reis, coordenadora do programa TODAS in-Rede.
A formação, conduzida por especialistas, é dividida em quatro módulos com videoaulas, indicação de materiais de apoio e acompanhamento de tutores. Entre os assuntos abordados estão marcadores sociais de gênero e raça, capacitismo, história da mulher com deficiência, tipos de deficiência (intelectual, TEA, auditiva, visual, surdocegueira, física), legislação e tipificação da violência, escuta qualificada, acessibilidade, tecnologias assistivas e comunicação alternativa. As inscrições seguem até 29 de agosto através do link https://apps.univesp.br/sdpd/.
Serviço – Curso “Atendimento à Mulher com Deficiência Vítima de Violência”
Período de inscrições: de 29/07 a 29/08
Período de aulas: de 08/09 a 08/11
Fonte: Comunicação/Imprensa Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo