Setembro Surdo: mais de 10 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva, mas inclusão digital ainda é desafio, aponta estudo da Hand Talk

Setembro Surdo: mais de 10 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva, mas inclusão digital ainda é desafio, aponta estudo da Hand Talk


Com mais de 3,3 bilhões de palavras traduzidas na Língua Brasileira de Sinais, startup lança campanha que reforça valorização da cultura e o protagonismo da comunidade surda

O mês de setembro é marcado por campanhas de conscientização no Brasil, como o Setembro Amarelo, pela prevenção ao suicídio, e o Setembro Verde, dedicado às pessoas com deficiência. Entre elas, ganha cada vez mais relevância o Setembro Azul, período de visibilidade e celebração da comunidade surda. Para ampliar o debate e dar protagonismo às pessoas surdas, a Hand Talkstartup pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital, lança a campanha “Setembro Surdo: Mais que um mês, um sinal de resistência”

A Campanha acontece durante todo o mês e é composta por uma série de vídeos que serão publicados ao longo do mês nas redes sociais da empresa, nos quais pessoas surdas compartilham suas experiências e perspectivas em torno de cinco eixos centrais: identidade, cultura, resistência, direitos e protagonismo. Além do conteúdo audiovisual, a campanha traz um manifesto que guia a narrativa: “Não é só uma cor. Não é só uma campanha. É passado, presente e futuro. É cultura, direito e identidade. É protagonismo em movimento. Mais que um mês, um sinal de resistência.” 

A iniciativa inclui também materiais educativos e interativos, como uma aula gratuita de Libras Iniciante para Ambientes Corporativos, ministrada por professor surdo, entrevistas e artigos no blog sobre inclusão e acessibilidade. Além de itens exclusivos na loja do app Hand Talk que reforçam o orgulho da comunidade e banners que direcionam para os vídeos da campanha. Conteúdos educativos e audiovisuais também serão divulgados nos canais digitais, ampliando alcance e engajamento.

A Hand Talk é uma empresa que ajuda a quebrar a barreira de comunicação por meio da tecnologia e atingiu a marca de 3,3 bilhões de palavras traduzidas na Língua Brasileira de Sinais (Libras). No começo de 2025, foi adquirida pela Sorenson, líder global em soluções de comunicação para pessoas surdas e com deficiência auditiva e uma das maiores empresas de tradução do mundo.

Acessibilidade é um valor cultural e contínuo, e não apenas como cumprimento legal

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 5% da população brasileira — mais de 10 milhões de cidadãos — apresenta deficiência auditiva, sendo 2,7 milhões com surdez profunda.  Apesar da relevância desse público, a inclusão digital ainda apresenta lacunas. O Panorama de Acessibilidade Digital, estudo conduzido pela Hand Talk em parceria com o instituto Opinion Box, aponta que apenas 39% das pessoas com deficiência afirmam que os sites atendem às suas necessidades. O levantamento também revela que, mesmo entre as empresas que já adotam iniciativas de acessibilidade digital (49%), 28% relatam barreiras culturais como o principal desafio para mantê-las.

“O Setembro Surdo é um convite para enxergar a comunidade surda em sua potência, e não em suas limitações. Queremos estimular empresas e a sociedade a ampliarem a acessibilidade como um valor cultural e contínuo, e não apenas como cumprimento legal”, afirma Ronaldo TenórioCEO e cofundador da Hand Talk. O executivo reforça que o impacto vai além da conscientização: “Acreditamos que a verdadeira inclusão só acontece quando a diversidade é celebrada e respeitada em sua essência. O Setembro Surdo é mais do que um marco no calendário: é um chamado para que a sociedade enxergue, de fato, a comunidade surda como protagonista de sua própria história.”

Sobre a Hand Talk

A Hand Talk é uma empresa que ajuda a quebrar a barreira de comunicação por meio da tecnologia. Há mais de 12 anos no mercado, apresenta duas soluções centrais: o Hand Talk Plugin, solução de acessibilidade para sites de empresas que conta com diversos recursos assistivos, e o Hand Talk App, aplicativo para pessoas interessadas em aprender e traduzir palavras na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua de Sinais Americana (ASL). É premiada internacionalmente como Melhor Aplicativo Social pela Organização das Nações Unidas (ONU), Solução mais Inovadora do Mundo pela Gifted Citizen, uma das startups mais inovadoras da América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e startup mais inovadora do Brasil pelo Rio Info. É pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade e, em 2024, atingiu a marca de 3,3 bilhões de palavras traduzidas. Companhias como Chevrolet, Hershey’s, LG, Sodexo, Samsung e PwC são parte da carteira de clientes da startup. Em 2025, foi adquirida pela Sorenson, líder global em soluções de comunicação para pessoas surdas e com deficiência auditiva e uma das maiores empresas de tradução do mundo.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore