Setembro Verde e acessibilidade: como essa causa conversa com o Setembro Azul e o Setembro Amarelo?

  • * Por Sara Paulo

Setembro é conhecido por ser o mês da inclusão, justamente por incentivar a visibilidade de muitas causas que podem ser relacionadas à acessibilidade e inclusão, como o  Setembro Verde, o Setembro Azul e o Setembro Amarelo.

Porém, por ser um mês que levanta muitas bandeiras, pode ser confuso para algumas pessoas o entendimento sobre cada uma delas e como se relacionam. Por isso, nós da Hand Talk – empresa pioneira em oferecer recursos assistivos para sites com IA – demonstramos a relação e a importância das campanhas de Setembro Verde, Azul e Amarelo – e, é claro, dicas para contemplar o mês (e o ano!) inteiro com acessibilidade digital. Confira:

Setembro Verde: mês da visibilidade da pessoa com deficiência 

Podemos classificar duas causas que colorem o nono mês do ano de verde: a primeira faz referência à doação de órgãos; e a segunda faz referência à visibilidade das pessoas com deficiência.

Em relação à segunda causa, o Setembro Verde surgiu a partir da Lei n.º 11.133/2005, que instituiu formalmente o dia 21 de setembro como o “Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência”. Sua cor é verde, por ter sua data compartilhada como Dia da Árvore, que representa a renovação.

Dentre os objetivos da campanha Setembro Verde, estão oferecer visibilidade para as conquistas, movimentos e ações das pessoas com deficiência (PcD) e da luta anticapacitista, promovendo a inclusão e a acessibilidade de maneira integral, igualitária e humanista entre pessoas com e sem deficiência. 

No Brasil, temos hoje 1,8 milhões de pessoas com deficiência.  Isto significa que quase 9 em cada 100 brasileiras e brasileiros possuem alguma deficiência. A importância do Setembro Verde está em, justamente, voltar o olhar, o estudo e as decisões para contemplá-las.

Por exemplo, se você possui um site ou lidera projetos de tecnologia, algumas reflexões devem ser consideradas para promover a acessibilidade digital:

  1.  Quais são os principais desafios, hoje, de uma pessoa com deficiência?;
  2.  Estou levando em consideração a acessibilidade digital nos projetos que lidero?;
  3.  Como posso deixar meu projeto mais acessível?
  4.  Quais são os tipos de acessibilidade existentes? 

Por fim, todos os tipos de deficiência são contempladas no Setembro Verde, incluindo a física, a visual, a intelectual — e, é claro, a auditiva. 

Setembro Azul: mês da visibilidade da pessoa surda 

Já o Setembro Azul surgiu a partir da junção de diversas datas no mês que dizem respeito à conquista e a luta da comunidade surda, como o Dia Internacional da Língua de Sinais (23/09), o Dia do Tradutor, no qual muitos intérpretes de Libras são homenageados (30/09) e o Dia Nacional do Surdo (26/09).

» Temos um artigo completo sobre o Setembro Azul! Clique aqui para saber sua importância, sua origem, o motivo da cor azul, e o seu papel na causa.

Apesar de ser uma grande coincidência que o Setembro Azul e o Setembro Verde sejam comemorados na mesma época, segundo a Lei n.° 14.768/2023, a surdez pode ser considerada uma deficiência mediante alguns requisitos (que podem ser avaliadas no documento oficial), criando uma relação natural e um fortalecimento de ambas as causas. 

Sempre abordamos o Setembro Azul de maneiras inovadoras e em aliança com as ações desenvolvidas pela comunidade surda. Nos acompanhe nas redes sociais!

Setembro Amarelo: mês de valorização da vida

“Setembro Amarelo” é o nome que se dá para a campanha da prevenção do suicídio e atenção à saúde metal, realizada no nono mês do ano. Normalmente, não aborda nenhuma deficiência ou necessidade específica: na verdade, enfatiza que a saúde mental e a vida devem ser preservadas e valorizadas em todos os indivíduos — incluindo pessoas sem e com deficiência.

Sabemos que a saúde mental não é somente amparada pela terapia; mas, também, no acesso à saúde integral, alimentação balanceada, lazer, cultura, educação e serviços básicos de saúde – os quais, muitas vezes, não são contemplados por pessoas com deficiência. 

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde 2019, citada no levantamento “Pessoas com Deficiência” do Governo Federal (em outubro de 2023), 20,4% das pessoas com deficiência já tiveram algum diagnóstico de depressão, em comparação com 9,5% das pessoas sem deficiência. 

Por isso é importante, ao abordar o Setembro Amarelo, contemplar também o protagonismo das pessoas com deficiência – e relacionar com o Setembro Verde e o Setembro Azul.

»  Quer saber mais sobre a história do Setembro Amarelo e sua relação com o Setembro Azul? Acesse nosso artigo Setembro Azul ou Setembro Amarelo, qual é o mais importante?

Causas diferentes, porém conectadas

Apesar de terem visibilidades distintas, uma causa não exclui a outra – pelo contrário, são complementares. É possível levantar e lutar por todas estas bandeiras. 

Ainda, podemos relacionar Setembro Verde, Setembro Azul e Setembro Amarelo com o propósito de quebrar barreiras entre pessoas com deficiência, pessoas sem deficiência, pessoas surdas e pessoas ouvintes na oferta e na busca por um mundo mais conectado, mais integrado e mais saúde integral para todos. 

Por isso, nós da Hand Talk contribuímos com esse intuito! Oferecemos recursos assistivos para sites, incluindo tradução automática para libras e outras ferramentas para diferentes necessidades. Você tem algum site ou plataforma que ainda não possui acessibilidade digital? 

Fonte: https://www.handtalk.me/

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore