STF anuncia novas ações de promoção da acessibilidade e inclusão na Corte

STF anuncia novas ações de promoção da acessibilidade e inclusão na Corte

Presidente do Tribunal, ministro Edson Fachin ressaltou que as medidas renovam o compromisso do STF de promover uma cultura inclusiva e de concretizar direitos fundamentais

A Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu, em 1992, o dia 3 de dezembro como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Em pronunciamento alusivo à data, lido na abertura da sessão plenária na quarta-feira (3), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, reafirmou o compromisso da Corte com a promoção da acessibilidade e da inclusão em todas as suas dimensões.

Ele anunciou duas novas iniciativas relacionadas à empregabilidade como parte do Plano de Ação em Acessibilidade do STF – que envolve comunicação, tecnologia, arquitetura e serviços no âmbito da Corte e visa assegurar o aprimoramento contínuo das condições de acesso ao Tribunal por essa população. O ministro também informou a realização da 1ª Semana da Cultura das Pessoas com Deficiência no STF. “Reafirmamos o papel do Supremo Tribunal Federal como instituição que não apenas é chamada a proteger os direitos fundamentais, mas também atua de maneira concreta para promovê-los”, afirmou.

Iniciativas para inclusão

A primeira iniciativa anunciada é o Programa de Ação Afirmativa para Estágio de Pessoas com Deficiência, que reserva vagas exclusivamente para esses estudantes, ampliando oportunidades de formação profissional e de participação ativa na rotina do Supremo. Serão contratados, de imediato, 24 estudantes universitários de áreas diversas.

O programa prevê acompanhamento, qualificação e integração desses jovens ao ambiente de trabalho, favorecendo a construção de trajetórias sólidas no serviço público.

A segunda medida é a contratação de mais 18 colaboradores com deficiência. A partir de agora, as empresas prestadoras de serviços ao STF deverão cumprir metas de diversidade. A iniciativa, segundo Fachin, fortalece uma cultura institucional que valoriza competências diversas, amplia oportunidades e contribui para superar barreiras históricas e estruturais.

O ministro também listou uma série de ações que já compõem o Plano de Ação em Acessibilidade do STF, como a instalação da Sala Acolher, dedicada à regulação sensorial de pessoas neurodivergentes; a criação de banheiro acessível para pessoas ostomizadas; e a instalação de rampas, corrimãos, pisos táteis e sinalização em Braille. Além disso, destacou a realização de capacitações internas em LIBRAS e audiodescrição, voltadas à redução de barreiras enfrentadas por pessoas com deficiências sensoriais.

Atividades da semana

O ministro anunciou ainda a 1ª Semana da Cultura das Pessoas com Deficiência no Supremo, com três dias de atividades dedicadas ao avanço da acessibilidade.

Nesta quarta-feira (3), a programação contempla um debate sobre a Política de Acessibilidade do Poder Judiciário, uma capacitação sobre a participação social da pessoa com deficiência e, ao final da tarde, uma roda de conversa com artistas com deficiência.

Na sexta-feira (5), serão realizadas ações de sensibilização e um treinamento sobre a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. No encerramento, na próxima terça-feira (9), o STF sediará, pela primeira vez, o encontro da Rede de Acessibilidade, voltado à promoção da diversidade nos órgãos públicos.

Leia a íntegra do pronunciamento.

Fonte: https://noticias.stf.jus.br/

CRÉDITO/IMAGEM: Foto: Rosinei Coutinho/STF

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore