Tecnologia e acessibilidade: o cenário no Brasil

  • * Por Hand Talk / Marketing

A acessibilidade é um direito que visa garantir a inclusão de todas as pessoas — independente de suas particularidades físicas ou sensoriais. Apesar de o tema estar presente nas discussões empresariais, a tecnologia e acessibilidade continuam sendo áreas pouco abordadas pelas organizações. 

Neste artigo, analisaremos o cenário atual da tecnologia e acessibilidade no Brasil. Além disso, mostraremos como as ferramentas digitais podem transformar esse panorama. Confira os próximos tópicos!

O cenário da tecnologia e acessibilidade no Brasil

O Brasil possui mais de 17 milhões de pessoas com deficiência — o que representa quase 8% da população. No entanto, apesar desse número significativo, a acessibilidade digital ainda é um desafio. Segundo o Panorama da Acessibilidade Digital 2023 da Hand Talk, a inclusão digital para pessoas com deficiência está longe de ser ideal. 

Apenas 21% das pessoas com deficiência acreditam que os sites e aplicativos atendem suas necessidades de navegação. Por outro lado, grande parte delas sente que suas deficiências não são devidamente consideradas.

O recorte das pessoas com deficiência visual — que representam um percentual expressivo —, relata as maiores dificuldades. Isto reflete a falta de medidas básicas, como: layouts adaptados e atendimento online acessível. Essas demandas, embora comuns, ainda são negligenciadas pela maior parte das empresas no Brasil.

A falta de conhecimento e preparação nas empresas

Embora a responsabilidade social já seja uma prioridade para 79% das empresas brasileiras, a pesquisa revela que mais da metade delas ainda desconhece o conceito de acessibilidade digital. Isso resulta em um cenário no qual menos de 1% dos sites no Brasil oferecem serviços de acessibilidade adequados para pessoas com deficiência.

Outro dado preocupante é que 61% das empresas não promovem cursos de treinamento para seus colaboradores sobre iniciativas de acessibilidade digital, demonstrando uma falta de conscientização, investimento e preparo interno. 

Além disso, apenas 42% das organizações contam com um profissional especializado em diversidade e inclusão. Esse baixo número acaba limitando as iniciativas focadas em acessibilidade para pessoas com deficiência em empresas.

Tal falta de preparo e conhecimento refletem diretamente na maneira como as empresas se relacionam com seus colaboradores e consumidores. Somente 30% das organizações se preocupam com a inclusão de seus funcionários com deficiência. Ademais, menos de um quinto demonstram preocupação com a acessibilidade para seus clientes. 

Em termos de conformidade legal, apenas 65% das empresas incorporam plenamente as exigências da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Este percentual reflete uma lacuna significativa entre o discurso sobre diversidade e a prática efetiva de inclusão.

Qual é a contribuição da Hand Talk para a acessibilidade digital?

A Hand Talk é conhecida por suas soluções inovadoras que visam facilitar a navegação digital para pessoas com deficiência — principalmente por meio da tradução automática para Libras (Língua Brasileira de Sinais). Com ele, os conteúdos digitais tornam-se acessíveis para pessoas com deficiência auditiva!

Além disso, a Hand Talk oferece outras ferramentas que se integram aos sites e aos aplicativos. Estas soluções abrangem a adaptação de layouts, a tradução para Libras e outras funcionalidades  para usuários com deficiências visuais, motoras, autismo e dislexia, entre outras necessidades.

Ao implementar estas tecnologias, as empresas cumprem a legislação e melhoram a experiência de navegação para milhões de pessoas com deficiência. É assim que se promove uma inclusão digital real.


Sim, a tecnologia e a acessibilidade são pilares essenciais para construir uma sociedade mais inclusiva. Como vimos, no Brasil, apesar dos avanços em termos de responsabilidade social, a acessibilidade digital ainda não é uma prioridade para a maioria das empresas. 

Felizmente, nossas iniciativas como estão pavimentando o caminho para um futuro mais inclusivo. Essa perspectiva é possível por meio de soluções acessíveis e práticas que podem ser implementadas por qualquer organização.

Se você quer garantir que a empresa esteja alinhada com as melhores práticas de acessibilidade, considere implementar tecnologias que facilitem a navegação para pessoas com deficiência. O seu negócio estará promovendo um ambiente digital inclusivo e acolhedor para milhões de brasileiros.

Agora que entendeu o cenário da tecnologia e acessibilidade no Brasil, que tal implementar a acessibilidade digital na sua empresa?

Fonte: https://www.handtalk.me/

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore