TJRJ organiza ação social que reunirá serviços e atendimentos em celebração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

TJRJ organiza ação social que reunirá serviços e atendimentos em celebração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

“Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”: ação social reunirá serviços e atendimentos nos dias 24 e 25 de setembro

Uma série de serviços e atendimentos gratuitos estão previstos para a grande ação social em homenagem ao “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”, que acontece nos dias 24 e 25 de setembro, das 10 às 17h, no Palácio da Justiça e todo o seu entorno. O evento, realizado pelo quarto ano consecutivo, é promovido pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (Comai).

Coordenado pela presidente da Comai, desembargadora Regina Lucia Passos, a ação reunirá tribunais, secretarias estaduais e municipais e outros órgãos que vão oferecer acompanhamento para fazer cartão de gratuidade do JAÉ; cadastro de estagiários e vagas de emprego para pessoas com deficiência; serviços de beleza; audiometria, oftalmologia, assistência social; atendimento com juízes para a realização de casamento, divórcio, retificação de registro civil, registro tardio, guarda, tutela, interdição, mudança de nome social, e muito mais.

O evento será voltado para pessoas com deficiência de qualquer idade. As senhas serão distribuídas a partir das 10h, com término às 16h.

 Clique neste link para acessar as instituições e serviços do evento.

Quem tiver dúvida de como chegar ou desejar saber quais atendimentos serão oferecidos, poderá encaminhar um e-mail para o endereço deais.sepaa@tjrj.jus.br ou ligar para o número (21) 3133-2055.

Palestras e rodas de conversas
 
A ação social também vai promover diversas palestras e rodas de conversa abordando temas como “Mulheres e deficiências”, “Saúde em foco”, “Pais atípicos”, “Políticas e protocolos judiciais”, “Empregabilidade”, “O Transtorno do Espectro Autista sob múltiplas perspectivas”, Saúde da pessoa com deficiência” e “Educação inclusiva”. A palestra de abertura, com o título “O compromisso dos Tribunais do Rio de Janeiro para com a promoção de acessibilidade e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência”, vai acontecer no auditório da Mútua dos Magistrados do Rio de Janeiro, às 10h30.

Feira de artesanato

O evento vai ter ainda uma feira de artesanato com 20 expositores com deficiências. O público poderá prestigiar e comprar artigos como bolsas e roupas de crochê, biscuit, bijuterias, peças decorativas como vasos de plantas, além de doces e salgados.

O “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência” terá apoio da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), da Associação Beneficente dos Amigos do TJRJ (Abaterj), da Mútua dos Magistrados, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), da Receita Federal, do INSS, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB), do Ministério Público, da Defensoria Pública, entre outros órgãos e instituições.

Serviço:

Data: 24 e 25 de setembro
Horário: das 10 às 17h
Local: Palácio da Justiça – Rua Dom Manuel 37, Centro

Fonte: Comunicação Social do TJRJ

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore