A empresa de análise de dados para o audiovisual Tomun está conduzindo duas pesquisas inéditas para mapear como pessoas com deficiência visual e deficiência auditiva consomem filmes e séries no Brasil. O objetivo é compreender barreiras, hábitos e preferências no uso de audiodescrição, Libras e legenda descritiva em salas de cinema e plataformas de streaming.
A primeira pesquisa, dedicada ao uso da audiodescrição, já está com questionário aberto e recebe respostas até o dia 13 de outubro de 2025. Já a segunda, voltada para o uso de Libras e legenda descritiva, ficará disponível entre os dias 30 de setembro e 13 de outubro de 2025.
As contribuições são fundamentais: cada resposta integrará o Anuário Analítico do Audiovisual 2023 e 2024, pesquisa inédita sobre o consumo de cinema e streaming no Brasil. O estudo terá um capítulo exclusivo dedicado à acessibilidade, revelando o panorama de uso desses recursos, insights e apontando melhorias para sua ampliação e qualificação. O Anuário será entregue às principais organizações do setor e disponibilizado em acesso livre, para que o conhecimento produzido chegue a quem cria, distribui e decide políticas públicas. Participar é ajudar a construir um audiovisual mais inclusivo, diverso e sem barreiras.
“Acreditamos que dados são portais para novas histórias. O engajamento das comunidades surda e cega nestas pesquisas é
essencial para construirmos um audiovisual verdadeiramente inclusivo, que faça rir, chorar e sonhar — sem deixar ninguém de fora”, afirma a Tomun.
Como participar
● Audiodescrição (até 13/10):
● Libras e legenda descritiva (30/09 a 13/10):
As pesquisas são abertas a pessoas a partir de 16 anos, que utilizam esses recursos para assistir a filmes e séries. A participação é anônima, e todas as respostas serão analisadas de forma agregada.
Sobre a Tomun
Fundada em 2021, a Tomun (antiga Zordon Analytics) combina expertise em audiovisual e tecnologia da informação para transformar dados em inteligência criativa. Sua missão é fornecer análises e insights que apoiem produtoras, distribuidoras e plataformas a ampliarem o impacto de suas produções, tanto no cinema quanto no streaming.