Uber lança ferramenta de autoidentificação para usuários com cão-guia

Uber lança ferramenta de autoidentificação para usuários com cão-guia

Com o recurso, é possível informar automaticamente o motorista parceiro que fará a viagem

A Uber informa que a plataforma começa a disponibilizar nos próximos dias um recurso de autoidentificação para usuários de cão-guia. De acordo com a empresa, muitos passageiros enviam mensagens aos motoristas com antecedência para avisar que estão viajando com o animal. Com a nova ferramenta, será possível se autoidentificar e optar por informar apenas à Uber ou também, automaticamente, ao motorista parceiro que fará a viagem. Tanto usuários de cão-guia quanto famílias socializadoras podem ativar o recurso.
 

A configuração pode ser alterada ou desativada a qualquer momento.

A ferramenta é opcional e as viagens em qualquer modalidade e sem o recurso podem continuar sendo solicitadas normalmente. 

Para configurar, é simples: Toque em Conta > Configurações > Acessibilidade e selecione: Cão-guia > Preencher formulário de elegibilidade > Selecione Vou viajar com meu cão-guia. Em seguida, escolha se deseja informar os motoristas parceiros.

A Uber também conta com a Política de Cão-Guia para orientar motoristas parceiros sobre a obrigatoriedade de transportar pessoas com cão-guia, conforme previsto pela Lei Federal nº 11.126 de 2005. A recusa pode resultar na desativação da conta do motorista, assim como em casos de discriminação em geral. O Código da Comunidade e os Termos de Uso da plataforma também enfatizam um princípio fundamental no app: o respeito. Com a ferramenta, a plataforma terá mais informações dos usuários, podendo verificar como está sendo a experiência e identificar novas oportunidades de melhoria.

Caso o motorista tente cancelar a viagem de um usuário autoidentificado, a plataforma avisará o parceiro das obrigações legais com usuários de cão-guia. Se mesmo assim a viagem for cancelada, a plataforma enviará proativamente uma mensagem no aplicativo do usuário perguntando o que aconteceu e oferecendo um suporte adicional. Qualquer usuário que prefira não usar o recurso, mas precise de suporte, pode continuar entrando em contato pelo aplicativo normalmente.

Suporte

A plataforma oferece um fluxo de suporte específico para questões relacionadas à acessibilidade, facilitando a identificação e o reporte de incidentes. Em parceria com o MeToo Brasil, a Uber também conta com um canal de suporte psicológico para acolher vítimas de condutas discriminatórias ou recusas de viagem para usuários de cão-guia.

Conteúdo educacional

A Uber acredita na transformação a partir da educação. A plataforma está constantemente buscando parcerias e divulgando materiais educativos para usuários e motoristas parceiros. Com a colaboração da consultoria Egalitê, a Uber desenvolveu um Guia de Acessibilidade com o objetivo de apoiar os motoristas parceiros com informações que contribuem para interações positivas, seguras e respeitosas com usuários com deficiência.

Outros recursos já disponíveis
 

Leitores de tela compatíveis: A Uber é compatível com os leitores de tela TalkBack (Android) e VoiceOver (iOS), permitindo que usuários com deficiência visual naveguem pela plataforma com mais facilidade. A partir de sugestões de usuários, tornamos o app ainda mais compatível com essas ferramentas, por exemplo, colocando a cor do veículo e a distância até o carro em texto escrito, em vez de apenas uma ilustração, que não é compatível com esses softwares.

Isenção da taxa de espera: Usuários com deficiência podem precisar de mais tempo para embarcar no veículo e, por isso, conseguem solicitar o reembolso ou isenção das taxas de espera.

Personalização e indicação de deficiência: Em “Conta” – “Configurações” – “Acessibilidade”, os usuários podem indicar se possuem alguma deficiência visual, permitindo que os motoristas vejam essa informação ao lado do nome do usuário, evitando constrangimento.
 

Com essas atualizações e novo recurso, temos orgulho de dar mais um passo para tornar a plataforma mais acessível para todos, em todos os lugares.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore