Volta às aulas: como os pais podem preparar seus filhos atípicos?

Voltar ou iniciar o ano letivo pode ser difícil para algumas crianças atípicas. Saiba como os pais podem ajudar a tornar esse período mais leve para seus filhos.

O período de volta às aulas pode ser um momento de tensão tanto para os filhos quanto para os pais, principalmente durante a primeira infância – fase que vai até os seis anos de idade. Esse período é considerado um marco importante para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança. No caso de crianças atípicas, essa etapa exige um olhar ainda mais cuidadoso por parte dos pais, já que a interação com o ambiente escolar pode ser determinante para o fortalecimento de habilidades e a construção social.
 

Segundo o neurocirurgião e especialista em desenvolvimento infantil, Dr. André Ceballos, a primeira infância é uma fase em que o cérebro está em pleno desenvolvimento, tornando o estímulo ambiental essencial, por isso, o momento em que uma criança inicia um novo ano letivo é tão importante. “Até os seis anos, as conexões neurais são formadas com rapidez e experiências positivas, como as vivenciadas no ambiente escolar, têm um impacto direto na forma como a criança percebe o mundo, aprende e se relaciona. É um momento de potencializar oportunidades e minimizar desafios.”
 

Para as crianças, uma rede de apoio é a base para uma vivência prazerosa, mesmo que o ambiente escolar não seja tão favorável, ter em casa pais que se preocupam e oferecem conforto fazem toda a diferença para a saudável emocional dos pequenos. Sendo assim, veja como os pais podem criar algumas estratégias para apoiar seus filhos no período de volta às aulas.
 

1. Crie e mantenha rotinas claras
Estabelecer uma rotina é fundamental para transmitir segurança. “Inclua horários para acordar, dormir, refeições e momentos de estudo ou lazer. Uma rotina bem definida ajuda a criança a entender o que esperar e reduz a ansiedade”, orienta Ceballos.
 

2. Converse sobre sentimentos e expectativas
Antes do início das aulas, abra um diálogo com seu filho. Pergunte como ele se sente sobre o retorno, se há alguma preocupação ou expectativa. Falar sobre o dia a dia escolar, o ambiente e os novos desafios ajuda a criar familiaridade e conforto.

3. Prepare-se para mudanças
Se a criança vai mudar de turma, professor ou escola, antecipa essas informações de forma positiva. “Explique que as mudanças podem ser oportunidades para aprender e crescer, e, se possível, visite o ambiente escolar antes das aulas começarem”, aconselha Dr. André.
 

4. Fortaleça a parceria com a escola
Manter uma comunicação constante com professores e a equipe pedagógica é fundamental. Compartilhe informações sobre as necessidades específicas de seu filho, sejam elas relacionadas à saúde, aprendizado ou interação social, para garantir que ele receba o suporte adequado.
 

5. Seja o principal apoio emocional
Demonstrar empatia e apoio faz toda a diferença. Seu filho precisa sentir que pode contar com você em qualquer situação. Esteja atento a sinais de ansiedade ou dificuldades e reforce a confiança dele em suas próprias capacidades.

A presença dos pais e responsáveis tornam o momento de volta às aulas mais acolhedor e tranquilo para crianças atípicas. “Lembre-se de que cada criança é única e pode reagir de maneiras diferentes a esse período. Portanto, esteja sempre disponível para ouvir, adaptar estratégias e oferecer o suporte necessário”, ressalta Ceballos.

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore