Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 10 milhões de pessoas surdas. Este número reflete a importância da inclusão e da acessibilidade para a comunidade de deficientes auditivos no país, inclusive com esforços do setor privado para atender a esse público.
É o caso de companhias como a Herbalife — multinacional americana reconhecida por seus produtos de nutrição de qualidade, que está presente em mais de 90 países.
Desde outubro de 2021, a Herbalife implementou uma ferramenta de comunicação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) na sua plataforma digital Cliente Premium no Brasil. Desenvolvida em parceria com a start-up Hand Talk, a iniciativa coloca a empresa entre as primeiras no setor de vendas diretas a oferecer tal recurso no país, reforçando a importância de iniciativas voltadas para a acessibilidade.
O Diário PcD também é parceiro da Hand Talk
Para se ter ideia, até o final de dezembro de 2023, a tecnologia traduziu mais de 80.000 palavras, beneficiando cerca de 7.000 usuários únicos em todo o país.
“Essa funcionalidade de inclusão oferece uma melhor experiência a esse consumidor que é tão pouco assistido, possibilitando que ele tenha acesso a informações importantes para adotar um estilo de vida saudável e ativo”, coloca Allan de Oliveira, Gerente de Customer Experience da Herbalife do Brasil.
A ferramenta da Herbalife conta com uma tradutora oficial: a Maya — uma personagem virtual adaptada para fazer a comunicação do conteúdo escrito e de imagens em Libras.
A língua de sinais é a maneira mais efetiva de se comunicar com esse público, uma vez que 80% dos deficientes auditivos não são alfabetizadas em português. “Ao investir na iniciativa, a Herbalife se tornou parte do Movimento Amigo do Surdo, promovido pela Hand Talk, com a missão de democratizar o acesso a informação na internet”, fala Ronaldo Tenório, CEO e co-fundador da Hand Talk.