fbpx
  • qua. maio 15th, 2024

Instituto Mano Down e Localiza celebram sucesso de projeto Autoescola Xtraordinária

ByJornalismo Diário PcD

abr 15, 2024
Instituto Mano Down e Localiza celebram sucesso de projeto Autoescola Xtraordinária

Idealizado para estimular pessoas com síndrome de Down a tirarem a CNH, iniciativa atingiu a meta de 30 alunos com deficiências intelectuais matriculados em autoescolas, um deles já tirou a habilitação.

Lançado pela Localiza&Co em março de 2023, o projeto Autoescola Xtraordinária está contribuindo para encorajar pessoas com deficiências intelectuais a conquistarem sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A iniciativa, realizada em parceria com o Instituto Mano Down, alcançou resultados positivos: 29 alunos matriculados em autoescolas parceiras, sendo que 23 estão em fase de exames médicos, psicotécnico ou fazendo aulas de legislação e um está habilitado.

Criado com o propósito de sensibilizar a sociedade, inspirar famílias e pessoas com deficiências intelectuais a tirarem a CNH, o projeto chegou a várias regiões do país. Alunos das cidades mineiras de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia e Nova Lima; em São Paulo há na capital, Bauru, São José dos Campos e Osasco; em Goiás, Goiânia; no Distrito Federal em Brasília; e em Roraima, em Boa Vista. Todos têm os custos da habilitação pagos pela Localiza&Co, incluindo exames médicos e custos com legislação, aulas de direção e exame final.

“A Localiza, alinhada com o seu valor de contribuir para um mundo mais sustentável, diverso e inclusivo, acredita que a criação de um ambiente plural é diária e demanda um esforço coletivo de conscientização, orientação, treinamento e desconstrução de vieses inconscientes. O projeto nos deu a oportunidade de mostrar para a sociedade o nosso compromisso e a resposta para nosso convite ao engajamento nesta causa foi rápida. Nas primeiras 24 horas, já tínhamos a primeira turma completa. Dez dias depois, outras quatro”, conta Daniel Linhares, diretor executivo de Gente da Localiza&Co.
 

Desde a idealização, o projeto contou com a participação do time da Maloca73 – inhouse da Companhia – que identificou que poucas pessoas com deficiência intelectual tinham carteira de habilitação, então, resolveram criar uma ação inédita e não apenas conectada com o negócio, mas fundamentalmente, inclusiva.
 

No Brasil, segundo os dados mais recentes da Secretaria Nacional de Trânsito – SENATRAN, são mais de 77,5 milhões de condutores habilitados. O que poucos sabem é que há um ano sabia-se de apenas duas pessoas com síndrome de Down com CNH. Uma delas é a Laura Simões, que há três anos se tornou uma das primeiras brasileiras com a síndrome habilitada.
 

“Para a Localiza a mobilidade é para todos. Demos o primeiro passo, mas sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer. Como plataforma de mobilidade, a Companhia lançou luz sobre o tema e pretende avançar ainda mais na promoção da inclusão de pessoas com deficiência, ajudando-as a chegar lá”, comenta Tatiana Rocha, diretora de marca da Localiza&Co.
 

“A iniciativa não apenas ofereceu representatividade para as pessoas com síndrome de Down, mas, principalmente, está criando oportunidades para que essa geração quebre paradigmas e possa reescrever o futuro de bebês e crianças com T21. Há um trabalho enorme de conscientização e quebra de estereótipos que estamos fazendo com as autoescolas, com profissionais, com o poder público e, até mesmo, com as próprias famílias. Se antes tínhamos apenas 1 pessoa com T21 habilitada, hoje já são 5 no Brasil. Por isso, temos certeza que estamos fazendo história e, aos poucos, estamos trocando exclusão por oportunidades para todos”, enfatiza Leonardo Gontijo presidente e fundador do Instituto Mano Down.

Para mostrar as conquistas desse período, a Localiza lançou um videocase que reforça a importância de dar oportunidades para pessoas com síndrome de Down. Para conferir, acesse o link.

Sobre o Instituto Mano Down

O Instituto Mano Down é uma organização sem fins lucrativos que há 11 anos promove o desenvolvimento, a autonomia e a inclusão de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais. São mais de 800 famílias atendidas e que participam de atividades que perpassam por toda a jornada de vida da pessoa com deficiência intelectual: acolhimento, assistência social, intervenção precoce de saúde, inclusão pedagógica e escolar, vivências e oficinas de artes e esportes, inclusão no mercado de trabalho, estímulo ao empreendedorismo para geração de renda e envelhecimento saudável.

Para mais informações no site ou ligue (31) 3371-3739

Crédito das imagens: Lumini Fotografia/Maloca Localiza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *