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  • sex. maio 3rd, 2024

Estatísticas sobre alunos com deficiência no ensino superior que se auto declararam indígenas

Estatísticas sobre alunos com deficiência no ensino superior que se auto declararam indígenas

Especialista em educação apresenta números no Dia do Índio com matrículas de alunos com deficiência no ensino superior, que se auto declararam indígenas

Pelas redes sociais nesta sexta-feira, 19 de abril, Dia do Índio, a Profª Drª Sueli Yngaunis que atualmente dedica-se ao estudo e produção de conteúdos relacionados à inclusão de pessoas com deficiência, e atua como terapeuta e mentora escreve que “Hoje comemoramos o Dia do Índio, e trago o número de matrículas de alunos com deficiência no ensino superior, que se auto declararam indígenas, segundo a Sinopse Estatística da Educação Superior de 2022, divulgada pelo INEP. Segundo o Censo de Educação Superior, em 2022, eram 10.315 de alunos indígenas com deficiência matriculados no ensino superior, sendo a região Norte a que tem o maior número, representando 38% das matrículas. A participação de mulheres (5.300) e homens (5015) indígenas está equilibrada”.

A especialista ainda aponta que “segundo levantamento feito pela SEMESP, entidade que representa as mantenedoras das instituições de ensino superior no Brasil, no período de 2011 a 2021, houve um aumento de 374% no total de matrículas de alunos que se declararam indígenas, em relação ao decênio anterior. Não encontrei distinção entre os números de matrículas de alunos com ou sem deficiência”.

A publicação original foi feita em https://www.linkedin.com/posts/sueli-yngaunis-8b3b451b_diadoaedndio-deficiaeancia-ensinosuperior-activity-7187096493172928512-S1Gl?utm_source=share&utm_medium=member_android

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