fbpx
  • qua. dez 4th, 2024

Senador Kajuru defende aprovação de emenda para evitar ‘violência tributária’ contra pessoas com deficiência

Senador Kajuru defende aprovação de emenda para evitar 'violência tributária' contra pessoas com deficiência

Emenda do Senador Jorge Kajuru foi apresentada após a participação da ANAPcD em Audiência no Senado Federal na Comissão de Assuntos Econômicos

O Senador Jorge Kajuru é autor da Emenda 1512 ao PLP 68/2024 de autoria do Governo Federal que prevê a Reforma Tributária, e, pode retirar o direito à isenção de impostos na aquisição de veículos por pessoas com deficiência.

De acordo com o Senador, “durante a Audiência Pública realizada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a Associação Nacional de Apoio às Pessoas com Deficiência – ANAPcD ressaltou a necessidade urgente de ajustar determinados pontos do PLP 68/2024, destacando que, sem alterações, o texto poderia acarretar prejuízos significativos para pessoas com deficiência em todo o país. Dentre os pontos discutidos, houve um foco especial nos artigos 144, 145, 146, 147, 148 e 149, os quais, segundo a entidade, requerem atualizações para garantir a inclusão efetiva e evitar que novos tributos ou mudanças na tributação prejudiquem ainda mais esse grupo, historicamente vulnerável. A entidade expressou ao Senado Federal uma profunda preocupação quanto ao atual texto da Reforma Tributária em tramitação, enfatizando os impactos potenciais sobre a população com deficiência no Brasil, que representa aproximadamente 8,9% da população nacional. Com a intenção de atender às demandas desse segmento e assegurar uma proteção mais inclusiva e justa no sistema tributário, estas propostas de adequação foram cuidadosamente desenvolvidas para atender às necessidades específicas desse grupo e promover uma política tributária justa e igualitária para todos”.

Para Abrão Dib, presidente da ANAPcD, as propostas apresentadas pelo Senador Jorge Kajuru corrige a ‘violência tributária’ apresentada na proposta do Governo Federal.

Confira a íntegra da emenda, que atendem as demandas da ANAPcD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *