fbpx
  • seg. nov 25th, 2024

Campeonato Mundial de Badminton de Surdos reúne atletas de 21 países

ByJornalismo Diário PcD

jul 19, 2023
Campeonato Mundial de Badminton de Surdos reúne atletas de 21 países

Desde o dia 14 a cidade de Pará de Minas (MG), recebe a 6ª edição do Campeonato Mundial de Badminton de Surdos. A competição acontece até o dia 25 de julho.

O evento, realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), em parceria com o Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), reúne atletas de 21 países. São eles: Alemanha; Áustria; Brasil; Canadá; Cazaquistão; Chipre, Coréia; Dinamarca; Eslováquia; Espanha; Estados Unidos; França; Índia; Japão; Lituânia; Malásia; Suíça; Tailândia; Taipei Chinesa; Turquia; e Ucrânia.

O evento tem apoio da Prefeitura de Pará de Minas; da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd); da Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS); da Associação de Surdos de Pará de Minas (ASPAM); e dos patrocinadores: Sicredi, Zinzane, Pará Cópias, HNT, Dainavox e Physio Clínica de Fisioterapia.

Time Brasil de Badminton de Surdos

Para o mundial, o Time Brasil terá 6 surdoatletas que irão disputar na categoria adulto. São eles: Amanda Sanches (São Paulo); Cauã da Silva (São Paulo); Gabriel Hovelacque (Minas Gerais); Geiza de Oliveira (São Paulo); Leonardo Manuel (Pernambuco); e Renata Faustino (Rio de Janeiro).

A estreia do Brasil foi contra Taipei Chinesa, nas categorias Dupla Mista, com os atletas Geiza e Cauã; Individual Feminino, com Renata Faustino; Dupla Feminino, com Geiza e Renata; e Dupla Masculino, com Gabriel e Leonardo.

Abertura oficial

A cerimônia de abertura do evento reuniu autoridades na noite da sexta-feira, 14/7, na Praça de Esportes de Pará de Minas, local onde os jogos estão sendo realizados.

Durante a cerimônia, a presidente da CBDS, Diana Kyosen, falou sobre a importância da realização deste evento no Brasil. “Estamos vivenciando um momento de muita emoção, pois não foi fácil trazer um evento como esse para a cidade de Pará de Minas. Isso envolve muitas parcerias, com a prefeitura, instituições e empresas. Além da visibilidade para a cidade, também mostra que as pessoas surdas têm a mesma capacidade que as pessoas ouvintes.”

O evento contou com a presença do membro do ICSD, Mark Kusiak; do diretor de Badminton do ICSD, Martin Bogard; do presidente do CBBd, José Roberto Santini Campos; do prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz; e do vice-prefeito e secretário de Esportes, Paulo Francisdale; entre outras autoridades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *