Allcare lança Cartilha da Diversidade e Inclusão

Como forma de avançar em seu plano de ampliar a diversidade em todos os níveis da empresa, a Allcare Gestora de Saúde criou um  programa permanente para levar a discussão sobre a diversidade, equidade e inclusão a cada um dos seus mais de 550 colaboradores. Entre os resultados desse trabalho, a empresa acaba de entregar a Cartilha da Diversidade e Inclusão Allcare, desenvolvida em conjunto com colaboradores de grupos representativos.

Para o lançamento da cartilha, a empresa convidou Franklin Felix de Lima, mestre em psicologia e membro do Comitê de Direitos Humanos e Políticas Públicas do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Com grande experiência em palestras organizacionais, em sua live Diversidade e Inclusão nas Organizações, que contou com a participação dos colaboradores da Allcare, ele pontuou os malefícios do preconceito e da discriminação e a importância do respeito e acolhimento, que devem ser uma constante dentro da organização.

“Acreditamos que a formação estruturada, por meio da educação corporativa, com conteúdo e letramento para a diversidade e inclusão, é a forma mais eficiente de apoiar os colaboradores nessa necessária transformação e, por essa razão, optamos pela construção da cartilha e a sua disponibilização para consulta a qualquer momento”, explica a Gerente Executiva de Pessoas e Cultura da Allcare, Vivian Spina.

Para a definição do conteúdo, foram convidados colaboradores de grupos representativos. Dessa forma, estiveram diretamente envolvidos na construção da cartilha cinco pessoas, garantindo representatividade de todos os grupos retratados: mulheres, negros, 50+,  LGBTQIA+ e PCD. “Ter representatividade na criação da cartilha foi fundamental para que o olhar fosse diverso, dando espaço para todos se sentirem parte dessa construção”, comenta Vivian.

“Tirar do papel”, aliás, é um dos grandes desafios das empresas que buscam a diversidade. Na Allcare, o olhar para a inclusão já é parte do dia a dia da equipe de Gestão de Pessoas, que, a partir do Programa de Diversidade e Inclusão, promove ações efetivas nessa direção.

Um exemplo prático de ação é o Programa de Estágio para Mães Universitárias, com vagas afirmativas para estudantes que queiram entrar ou retornar ao mercado de trabalho. “Inúmeras pesquisas mostram que, infelizmente, ainda existe resistência a esse grupo de mulheres nas empresas. Para nós, ao contrário, as mães representam um perfil muito desejado, já que somos uma empresa de saúde, que tem como foco o cuidado com as pessoas, o que inclui características como paciência, acolhimento e escuta, entre outras”, destaca Vivian.

A Cartilha da Diversidade e Inclusão Allcare está disponível para todos os colaboradores na intranet da empresa e na plataforma de e-learning da empresa, o Capacita Allcare.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore